fbpx

Blog

Dor no cóccix pode ser endometriose

Endometriose dor no cóccix

Este texto explica as principais causas de dor no cóccix, a possível relação com endometriose e qual a especialidade médica que a mulher deve procurar inicialmente.

Causas de dor no cóccix

A dor no cóccix pode ser de forte intensidade, estar ou não relacionada com a menstruação e possui como principais causas, doenças ortopédicas e ginecológicas, como por exemplo, a endometriose.

Principais causas ginecológicas de dor no cóccix

Principais causas ortopédicas desta dor

  • Síndrome do piriforme;
  • Compressão do ciático por bandas fibrosas e aderências;
  • Impacto isquiofemoral;
  • Artrose de Quadril;
  • Artrose de coluna e hérnias de disco;
  • Tendinites e bursites.

Dor no cóccix pela endometriose

Na endometriose é muito comum que a paciente apresente dor pélvica com irradiação para a parte final da coluna, que a mulher muitas vezes relata como sendo no sacro ou cóccix.

 

É uma dor que tipicamente começa na menstruação, melhorando no restante do mês.

 

A endometriose no nervo ciático pode determinar sintomas semelhantes, sempre de forte intensidade, podendo irradiar para as pernas. É uma dor que piora no período menstrual, mas com a evolução da doença, pode ser contínua.

 

A investigação deve ser realizada pelo ultrassom transvaginal com preparo intestinal ou pela ressonância magnética com preparo intestinal para endometriose.

 

Quando existe indicação de cirurgia, o tratamento da endometriose profunda deve ser realizado por um especialista, fato mais relacionado com a melhora da dor.

Dor no cóccix de origem ortopédica

A principal fator na história clínica para pensarmos em dor no cóccix de origem ortopédica é quando a dor é contínua, ou seja, não tem relação com a menstruação, piora com a realização de alguns movimentos, quando a mulher fica muito tempo em pé ou sentada.

 

Algumas vezes o dor pode ser irradiada para as nádegas, a chamada dor glútea profunda.

 

Nestas situações, a avaliação de um ortopedista com a realização de um bom exame físico é fundamental, sendo os métodos de imagem solicitados para confirmar os achados do exame clínico.

 

O entendimento das queixas e o exame físico bem-feito pelo médico, são fundamentais para o diagnóstico preciso. Algumas mulheres podem apresentar alterações nos exames de imagens, que são normais para a faixa etária e, portanto, não justificam a dor referida.

Qual médico procurar para dor no cóccix

Se a dor no cóccix tem relação com a menstruação ou a sua barriga está crescendo, procure inicialmente um ginecologista.

 

Se a dor não tem relação com a menstruação, é contínua, piora com alguns movimentos ou quando fica muito tempo sentada ou em pé, procure um ortopedista especializado em quadril ou coluna.

Tratamento para dor no cóccix

Os tratamentos recomendados vão depender da causa da dor no cóccix, além da endometriose, existem diversas causas, mas geralmente serão multidisciplinares.

 

O estabelecimento de metas e a discussão das expectativas para o cuidado de longo prazo são partes importantes do processo de tratamento.

 

Especialista em dor no cóccix
Dr. Fernando Guastella, ginecologista pela USP e especialista em dor pélvica.

 

Referências bibliográficas e sites em inglês sobre o tema

  • Speer LM, Mushkbar S, Erbele T. Chronic Pelvic Pain in Women. Am Fam Physician. 2016 Mar 1;93(5):380-7. PMID: 26926975;
  • Yoppie.com/blog;
  • Lamvu G, Carrillo J, Ouyang C, Rapkin A. Chronic Pelvic Pain in Women: A Review. JAMA. 2021;325(23):2381–2391. doi:10.1001/jama.2021.2631;

 

Agora que você já sabe um pouco sobre dor no cóccix, conheça o Dr. Fernando Guastella e agende uma consulta.

 

                                                      kyleena

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on whatsapp

Cuide-se.
Tire todas as
suas dúvidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *