Blog

Tudo sobre endometriose na cicatriz da cesárea

endometriose na cicatriz da cesárea

Endometriose na cicatriz da cesárea: sintomas, diagnóstico e tratamento

A endometriose na cicatriz da cesárea é uma doença pouco comum, acontecendo entre 0,03 e 0,45% das mulheres que fizeram uma cesárea.

 

O local mais comum do aparecimento da doença é na região lateral da cicatriz na barriga, mas também pode acontecer na região central e o tempo médio para o aparecimento dos sintomas a partir da cesárea é de 2 anos e meio.

 

Existem três tipos de endometriose que podem acontecer na parede abdominal, sendo que a endometriose na cicatriz da cesárea é uma das possibilidades da chamada endometriose de cicatriz cirúrgica.

Tipos de endometriose da parede abdominal

Endometriose de cicatriz cirúrgica

A endometriose de cicatriz cirúrgica pode acontecer após qualquer procedimento cirúrgico, como por exemplo após retirada do útero ou de miomas, porém, a cirurgia que mais determina o aparecimento da doença é a cesárea.

 

A endometriose de cicatriz não determina maior chance para a mulher apresentar outros focos de endometriose na pelve, mas é recomendada a investigação. 

Sintomas

Os principais sintomas da endometriose na cicatriz da cesárea são:

  • Dor bem localizada em algum local na cicatriz da cesárea, principalmente durante as menstruações;
  • Presença de nódulo “caroço” palpável na cicatriz da cesárea.

 

Os sintomas citados acima são específicos para a endometriose na cicatriz da cesárea, porém outros sintomas podem estar associados quando existe endometriose em outros locais.

 

endometriose na cicatriz da cesárea

Sintomas de endometriose em outros locais:

  • Cólica no período menstrual;
  • Dor pélvica crônica;
  • Dor durante as relações sexuais;
  • Diarreia, constipação ou dor para evacuar durante o período menstrual;
  • Dor para urinar durante o período menstrual;
  • Infertilidade, independentemente de sintomas dolorosos;
  • Distensão abdominal;
  • Fadiga crônica.

Diagnóstico

O diagnóstico da endometriose na cicatriz da cesárea deve ser realizado pela história clínica típica e pelo exame físico.

 

A ultrassonografia de parede abdominal confirma o diagnóstico e auxilia no planejamento da cirurgia, fornecendo informações referentes a profundidade, estruturas acometidas e tamanho da lesão. 

 

O exame de ultrassom é realizado no próprio consultório, após o exame físico, já confirmando ou afastando a possibilidade de endometriose na cesárea.

 

Endometriose de cicatriz de cesárea
Endometriose na cicatriz da cesárea, identificada pela ultrassonografia de parede abdominal. O nódulo escuro é a endometriose.

 

Os melhores exames para serem realizados para completar a investigação da endometriose na pelve são o ultrassom transvaginal com preparo intestinal e a ressonância magnética.

 

É importante que estes exames sejam realizado por um profissional especializado em endometriose.

Tratamento

O tratamento da endometriose na cicatriz da cesárea deve ser realizado com cirurgia.

 

Antes da cirurgia são necessários alguns cuidados, para que a retirada da doença seja completa, pois do contrário a doença pode voltar.

 

Cirurgias realizadas por profissionais não especializados e margens comprometidas são causas de recidiva da doença. Caso você apresente novamente a doença, será necessário um novo procedimento cirúrgico.

 

Embora não seja comum a associação com endometriose profunda, a cirurgia para endometriose profunda pode ser realizada juntamente com a cirurgia de endometriose na cicatriz da cesárea.

 

Se os sintomas da endometriose profunda estiverem bem controlados com o tratamento hormonal, apenas a endometriose na cicatriz da cesárea deve ser retirada e a laparoscopia para a endometriose não deve ser realizada.

 

A transformação maligna da endometriose na cicatriz da cesárea pode acontecer e deve ser suspeitada em lesões de crescimento rápido, lesões intramusculares e lesões que cheguem até o peritônio.

 

O diagnóstico diferencial da endometriose da cicatriz da cesárea é principalmente com granuloma e tumor desmoide.

 

Quando existir alguma suspeita para câncer, deve-se realizar biópsia da lesão, antes da cirurgia.

Endometriose umbilical

A endometriose umbilical é um tipo de endometriose de parede abdominal que acontece fora da pelve, na cicatriz do umbigo.

 

A endometriose umbilical é uma doença pouco comum, acontecendo em cerca de 0,2 a 4% das mulheres com endometriose. 

 

Não possui relação com cesárea, ou qualquer outra cirurgia prévia e em cerca de 26% das vezes é identificada outros focos de endometriose profunda na pelve, motivo pelo qual, é fundamental realizar a investigação completa da endometriose.

Endometriose na região inguinal

A endometriose da região inguinal é a forma mais rada das endometriose de parede abdominal.

 

Estas mulheres não apresentam na maior parte das vezes história prévia de cesárea ou qualquer outra cirurgia abdominal. 

 

O sintoma é dor cíclica na região inguinal associado a um nódulo palpável. 

 

Devido ao fato da endometriose comprometer os tecidos da região inguinal, quase sempre é necessária a colocação de tela, sendo importante a abordagem cirúrgica conjunta com um cirurgião geral. 

Infertilidade e endometriose na cicatriz da cesárea

A infertilidade está presente em cerca de 30-50% das mulheres com endometriose na pelve.

 

Como na endometriose de cicatriz de cesárea não existem geralmente outros focos de endometriose na pelve, a fertilidade costuma estar normal.

 

Os mecanismos da infertilidade na endometriose pélvica estão relacionados ao processo inflamatório crônico na pelve, dificultando a implantação do bebê no útero e às vezes devido a focos de endometriose obstruindo as trompas.

Gravidez e endometriose

Endometriose durante a gravidez é uma preocupação comum, e por isso, um questionamento frequente no consultório.

 

Evidências científicas demonstram que mulheres com endometriose apresentam um risco maior para abortamento, parto prematuro, bebê pequeno e placenta em posição baixa.

 

endometriose na cicatriz cesárea e gravidez

 

 

 

Embora estes riscos sejam aumentados é importante destacar que é mais provável que tudo dê certo ao longo da gestação. 

 

Mulheres com endometriose na cicatriz da cesárea não apresentam um risco maior para as complicações acima citadas.

 

Agora conheça o Dr. Fernando Guastella e, se precisar, agende uma consulta

Entre em Contato

kyleena 

 

Ginecologista especialista em endometriose de cicatriz de cesárearea
Dr. Fernando Guastella, ginecologista pela USP e especialista em endometriose.

 

Você sabe o que é ginecologia integrativa?

 

Saiba Mais:

Endometriose: adenomiose.

Ultrassom: tireoidemamasabdomecarótidas.

Saúde: corrimentolaser, carboidratosfibrasgorduraspompoarismovaginismocoronavírus e gravidez

 

Referências bibliográficas

  1. Endometriose na cicatriz da cesárea: apresentação de 198 casos e revisão de literatura. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30658623;
  2. Pesquisa Nacional de Endometriose Umbilical no Japão. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30965115;
  3. Aspectos clínicos e tratamento da endometriose inguinal: uma série de casos de 20 pacientes. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/31381248;
  4. Acurácia do ultrassom transvaginal versus ressonância magnética no diagnóstico da endometriose do retossigmóide: revisão sistemática e metanálise.https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30964888;
  5. Endometriose e complicações obstétricas: uma revisão sistemática e metanálise. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28874260.
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on whatsapp

Cuide-se.
Tire todas as
suas dúvidas.

34 Comentários “Tudo sobre endometriose na cicatriz da cesárea

  1. Melhor texto que já li sobre endometriose da cicatriz da cesárea.

    Só tenho uma dúvida, tenho endometriose na cicatriz da cesárea e sinto dor próximo ao período menstrual, o nódulo fica mais inchado e dolorido. Acontecendo uma gravidez, essa dor continuará ou muda a questão do sangue acumulado por conta da gestação?

    Ia fazer a cirurgia antes, mas a pandemia atrapalhou o plano.

    1. Olá Marcella. Durante a gestação geralmente a endometriose na cicatriz da cesárea para de doer, porém se crescer, vale a pena uma biópsia realizada por agulha fina na lesão, para afastar a possibilidade de transformação maligna, que embora raro, pode acontecer.

  2. Olá Dr. Fernando. Estou com um carocinho na cicatriz da Cesária. A Princípio pensei que fosse algum pêlo encravado, mais tá estranho, ele apareceu a cerca de dois dias e é muito dolorido. Noite passada não consegui dormir à noite com dor. Estou grávida de 24 semanas e 2 dias. Isso me preocupa. Eu nao sabia que existia a Endométriose de cicatriz. Obrigada pelo texto.

    1. Olá Tainara. Você é de São Paulo? Veja se você consegue fazer uma consulta comigo? Se não conseguir, faça uma avaliação com um GO na sua cidade, provavelmente ele vai investigar com um USG de parede abdominal e precisa acompanhar a taxa de crescimento. Não é frequente, mas se crescer muito ou invadir planos profundos, é importante biopsiar.
      Não recomendo operar durante a gravidez. É possível remover durante a sua cesárea, nesta gestação, caso a via de parto seja a cesárea novamente e se o médico entender previamente a extensão da doença e souber tratar. Um abraço e espero que de tudo certo!

  3. Tenho endometriose na cicatriz da cesária e vou precisar fazer a cirurgia. Se eu engravidar posso fazer essa cirurgia logo após o parto?

  4. Em maio de 2019 descobri a endometriose na cicatriz da cesárea, mas naquela época era um nódulo pequeno que crescia e diminuía no período menstrual e me causava dor . Nessa época estava fazendo exercícios físicos regularmente e seguindo uma dieta feita por nutricionista, então estava controlado. Quando chegou as férias e me descuidei, parei de me exercitar, comi errado e bebi bebidas alcoólicas; a endometriose piorou consideravelmente, ela triplicou de tamanho e passou a doer todos os dias. Em março de 2020 fui ao médico e comecei os exames pré operatórios, mas essa questão do Covid adiou minha cirurgia. Consegui fazer a cirurgia há uma semana (21 de julho), estou me sentindo como se tivesse tirado um tumor maligno de mim. Não me lembro de me sentir tão bem e tranquila. A endometriose me fazia sentir dor o dia todo, me deixava cansada, estressada e frustrada. Vou voltar a atividade física e a dieta e cuidar de mim. Desculpe o relato extenso, mas seu post foi a informação mais clara que vi na internet, e queria compartilhar minha experiência com outras mulheres . Muito obrigada pelas informações!

    1. Olá Soraia. O abortamento infelizmente é uma ocorrência muito comum. Até 30% das vezes que uma mulher engravida, pode ocorrer um abortamento espontâneo, geralmente bem no início da gravidez. Se você teve apenas 1 abortamento não precisa se preocupar, caso você já tenha outros episódios, recomenda-se investigar as causas.

  5. Olá a dez ano atrás fisso um cesária agora de uns cinco anos pra cá apareceu um carroso na minha cicatriz e e com um dor horrível principalmente quendo mestruada já fisso uma indrovaginal e o médico desse que que e linha que meu organismo não obstrui mais agora lendo seu texto tenho toda certeza que minha e endometriose e difícil quando tá emflamada doe muito..

  6. Comecei a sentir uma dor do lado direito prox a minha cesarea , á 8 anos atras, eu acreditei ser pq tinha colocado DIU a pouco tempo, porém a dor goi aumentando a cada ano, porem esse ano eu tirei o DIU e a dor só piora, ela começa logo no inicio da menstruacao, mas fica mais forte quando acaba a menstruacao, persisitindo ate 10 dias após o fim da menstruacao( todos os meses), nqo consigo fazer nada q exija qlq constracao musculr na regiao, ppr exemplo:tossir,espirrar,levantar da cama,etc.
    Fiz varios ultrassons na semana passada o dr. Disse q nao estava constando nada no ultrassom.
    Nao aguento mais conviver c essa dor q só aumenta a cada dia!

  7. Comecei a sentir uma dor do lado direito prox a minha cesarea , á 8 anos atras, eu acreditei ser pq tinha colocado DIU a pouco tempo, porém a dor goi aumentando a cada ano, porem esse ano eu tirei o DIU e a dor só piora, ela começa logo no inicio da menstruacao, mas fica mais forte quando acaba a menstruacao, persisitindo ate 10 dias após o fim da menstruacao( todos os meses), nqo consigo fazer nada q exija qlq constracao musculr na regiao, ppr exemplo:tossir,espirrar,levantar da cama,etc.
    Fiz varios ultrassons na semana passada o dr. Disse q nao estava constando nada no ultrassom.
    Nao aguento mais conviver c essa dor q só aumenta a cada dia
    A minha cirurgia tem 15 anos.

  8. boa noite Doutor, eu á 3anos fui diognosticada com endometriose……tenho muitas dores em cima da cicatriz da cesariana….piora quando Ben a mestruçao ……já fui tirar um pòlipo endometrico……por favor……….ajude me …….

  9. Boa noite Doutor
    Tem 2mesex que faz uma cesária e depois que tirei os pontos na parte da barriga que fica caída sobre o corte eu sinto algo duro dentro que dói muito n posdo nem tocar arde queima muito tá só piorando as estrias no local estão inchadas .
    Fui ao médico me passou ultrassom e o médico viu uma passa mas n dá pra ver direito tá marcado pra fazer outra ultrassom .
    Oque pode ser dói de mais ?

  10. Doutor há 2 meses fiz uma cirurgia de endometriose retirada da minha cesária Mas ainda continuo sentindo dor é normal Tô muito triste com essa situação

  11. Olá Dr! Primeiro parabéns! e obrigada pela sua simplicidade e clareza em sua palavras.
    Fui ao médico e o diagnóstico foi endometriose na cesária, como tenho, 45 anos disse que eu poderia esperar a menopausa e aí na sentiria mais dores. Realmente diminuiu…notei que os exercícios e perda de peso diminuiu muito. Pretendo fazer a abdominoplastia seria uma boa para retirada do nódulo?

  12. Ola,faz 5 anos que fiz uma cesarea ,e abriu 2 pontos com alguns dias depois de operada,,e aonde abriu esses pontos tem 2 carrocinhos pequenos que as vezes sangra e fica dolorido quando estou mestruada so no primeiro dia e passa ,e depois nao sinto mais nada o que pode ser?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *