Blog

Saúde bucal durante a gravidez: 4 principais cuidados

Saúde Bucal e Gravidez

A gestação é um período maravilhoso na vida das mulheres, mas requer cuidados redobrados com a saúde, inclusive bucal! Quer saber como manter o sorriso em dia na gravidez? Veja agora com 4 dicas.

 

Existem muitos mitos envolvendo a saúde bucal da mulher grávida, os mais famosos são: gestantes não podem fazer radiografia da boca, não podem tomar anestesia e até que futuras mamães não podem ir ao dentista!

 

Felizmente todas essas falas não passam de falsas crenças que foram repassadas por gerações.

 

Porém, é um momento de fato delicado à saúde da mulher e isso envolve o corpo inteiro. Nessa etapa da vida é preciso se cuidar ainda mais, afinal, você passa a ser responsável por outra pessoa diretamente.

 

Bom, agora você já sabe quais são os mitos sobre assunto, mas o que fazer para cuidar da saúde bucal na gestação? 

 

Continue a leitura deste conteúdo e descubra em 4 dicas!

1 – Hidrate-se

Durante a gestação a retenção de líquido é facilitada, o que causa inchaço em partes do corpo mãos, pernas, rosto e articulações.

 

Para não permitir que isso ocorra com o seu corpo, ingira 35 ML de água por kg corporal. Ou seja, uma pessoa de 80 kg necessita de no mínimo 2,5 L de água diariamente.

 

A hidratação traz os seguintes benefícios à saúde:

  • Equilíbrio do PH bucal;
  • Limpeza natural dos dentes;
  • Melhora da circulação sanguínea;
  • Diminuição da retenção hídrica;
  • Previne a infecção urinária.

2 – Visite o dentista

Ir ao dentista é importante em todos os momentos da vida e durante a gestação não é diferente. Inclusive, se você tiver um bom plano odontológico fica tudo mais fácil.

 

Um profissional especializado é o único que pode dizer se algo de errado com sua saúde bucal e recomendar tratamentos, procedimentos e medidas preventivas.

 

Devido à diminuição de saliva, a gravidez pode ser um momento propício para o surgimento de cáries e com a ajuda de um dentista é possível evitá-las ou corrigi-las a tempo.

 

Existe convênio odontológico especializado no assunto. Sempre opte por eles.

3 – Tenha uma alimentação saudável

Em um momento como a gestação onde distúrbios relacionados a ansiedade e compulsões alimentares costumam surgir, uma vida equilibrada é essencial.

 

Em relação à alimentação, procure não exagerar principalmente no consumo de açúcar, pois eles são potencializadores de cáries e gengivite.

 

Na gravidez a alimentação exerce papel fundamental não só na saúde da mulher, mas também da criança.

 

Sendo assim, opte por alimentos como legumes, verduras e proteínas magras com um dieta baseada em micro, macronutrientes e gorduras insaturadas.

 

Alimentar-se de forma regrada é importante para que a boca e o corpo estejam saudáveis e também assegurar uma gravidez mais calma.

 

4 – Dobre os cuidados com a higiene bucal

Todo mundo já está cansado em ouvir que é importante escovar os dentes, mas e durante a gravidez, quais são as especificidades?

 

Geralmente é um momento em que a alimentação tende a ser desregulada, o que facilita o acúmulo de germes e bactérias na região bucal.

 

Para evitar que isso ocorra escove os dentes, língua, use fio dental e utilize enxaguantes de acordo com o número de refeições do dia, sendo necessário realizar a higienização mais que 3 vezes ao dia em alguns casos.

Conclusão

A gestação é um momento de enorme importância na vida das mulheres, pois além da dádiva de dar à luz, é também um período em que qualquer cuidado com a saúde pode ser pouco devido às oscilações hormonais e mudanças corporais.

 

Por isso, neste conteúdo você acompanhou 4 cuidados indispensáveis de saúde bucal durante a gestação, sendo eles: hidratação, idas regulares ao dentista e importância do convênio dentário, alimentação saudável e claro, higienização diária.

 

Por fim, sempre se consulte com profissionais da saúde, são eles quem podem te ajudar a desfrutar de uma gravidez tranquila e memorável.

 

Este conteúdo foi produzido por Ideal Odonto, uma empresa especializada em convênios odontológicos. 

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on whatsapp

Cuide-se.
Tire todas as
suas dúvidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *