fbpx

Blog

Supere a Endometriose com Tratamentos Avançados em Nossa Clínica

A Endometriose, caracterizada pelo crescimento anormal do tecido endometrial fora do útero, é uma condição que afeta milhões de mulheres. 

Seu tratamento deve ser indicado com base em variáveis como o tipo de endometriose, sua extensão e efeitos.

Hoje vamos conversar um pouco mais sobre o assunto, comentando também o trabalho realizado em nossa clínica. Continue a leitura e confira!

O que é endometriose?

A Endometriose é uma condição médica na qual o tecido que normalmente reveste o útero, chamado endométrio, cresce fora do útero. Isso pode ocorrer em diferentes áreas do corpo, como os ovários, intestinos e outros órgãos pélvicos. 

Durante o ciclo menstrual, o tecido endometrial fora do útero também se desenvolve, como se fosse para gerar uma menstruação. Esse fato pode causar inflamação, dor intensa, formação de aderências e, em alguns casos, problemas de fertilidade. Os sintomas dessa condição variam em gravidade. 

O diagnóstico é essencial para gerenciar a condição e aliviar os sintomas. O impacto físico e emocional da endometriose destaca a importância da conscientização sobre ela.

Quais são os tipos de tratamento mais comuns para endometriose?

O tratamento da endometriose abrange uma variedade de modalidades médicas e cirúrgicas, sendo adaptado à gravidade da condição e planos da paciente, por exemplo. Os métodos visam aliviar a dor, reduzir a progressão da doença e, quando aplicável, contribuir para a concepção. Confira exemplos!

Terapia Medicamentosa

Alguns medicamentos podem ser prescritos para aliviar a dor e a inflamação associadas à endometriose.

Terapias hormonais

Métodos hormonais podem ser recomendados pelo médico para a suspensão da menstruação e contribuição na redução de crescimento do tecido endometrial fora do útero. Assim como no caso de medicamentos, é importante que haja cuidado com efeitos colaterais e possíveis efeitos na fertilidade.

Cirurgia

A recomendação de cirurgia e da técnica específica variam de caso para caso. Exemplos incluem:

Laparoscopia

Procedimento minimamente invasivo usado para remover o tecido endometrial, com o objetivo de reduzir a dor e contribuir para a fertilidade.

Cirurgia robótica

Procedimento semelhante a laparoscopia, mas com maior precisão e controle para o médico que realiza o procedimento.

Remoção de cistos ovarianos

Quando a endometriose forma cistos nos ovários, conhecidos como endometriomas, a remoção completa do cisto com a sua cápsula, proporciona o tratamento completo dessa condição, mas com o potencial de diminuir a reserva ovariana.

Alcoolização de endometrioma

A alcoolização de endometrioma é um procedimento minimamente invasivo na qual o conteúdo dos endometriomas é drenado por uma agulha, guiado por ultrassonografia e na sequência é colocado álcool absoluto no interior da cavidade do cisto, para destruir as células de endometriose que ficam aderidas à parede do cisto.

A vantagem desse procedimento em relação à cirurgia é a manutenção da reserva ovariana e a alta hospitalar duas horas após o procedimento, com retorno imediato para as atividades habituais, com taxas de recidiva semelhantes a da cirurgia.

Histerectomia

Indicada apenas quando a paciente não tem mais desejo reprodutivo e existe doença uterina associada, como miomas e adenomiose.

É importante destacar que a histerectomia não trata endometriose. 

Quando a histerectomia for indicada, o primeiro passo na cirurgia é remover os focos de endometriose no peritônio e na sequência remover o útero.

Caso a histerectomia seja realizada sem a remoção dos focos de endometriose, os sintomas da endometriose vão permanecer após a cirurgia, pois a doença não foi removida.

Tratamento Combinado

Em alguns casos, administrar terapia hormonal antes da cirurgia pode ser considerada para reduzir o tamanho dos endometriomas, tornando a remoção mais fácil. Após a remoção do tecido endometrial, a terapia hormonal pode ser considerada para prevenir a recorrência.

Fertilidade e Endometriose

Em casos de mulheres que desejam engravidar, dependendo de variáveis da endometriose pode ser utilizada uma técnica de reprodução assistida, ou mesmo a combinação de uma cirurgia com esse tipo de técnica. Nesse cenário, é importante que o ginecologista trabalhe junto com um especialista em reprodução.

Terapias Complementares

A fisioterapia pode ser útil no manejo da dor pélvica associada à endometriose. Além disso, algumas mulheres relatam benefícios no alívio da dor e no bem-estar emocional com práticas como acupuntura e ioga.

É importante ressaltar que o tratamento ideal varia, e a decisão sobre a abordagem deve ser tomada em colaboração com profissionais. 

Conheça o tratamento de endometriose em nossa clínica

A endometriose é um dos focos do trabalho do Dr. Fernando Guastella. Em nossa clínica, você encontra um tratamento personalizado, com respeito às suas crenças e opiniões. Contamos com modalidades cirúrgicas e não cirúrgicas, buscando oferecer a melhor abordagem para cada caso.

Estamos localizados em São Paulo, na Alameda Maracatins nº 992. Agende um horário e venha nos conhecer!

O tratamento da endometriose busca controlar e reduzir os efeitos dessa condição, promovendo o bem-estar. Uma perspectiva personalizada e o acompanhamento médico adequado são essenciais nesse cenário.

Esperamos que tenha gostado do conteúdo de hoje. Para agendar uma consulta com o Dr. Fernando, entre em contato pelo WhatsApp!

Leia também:

Viva sem Dor: Tratamentos Personalizados para Endometriose

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on whatsapp

Cuide-se.
Tire todas as
suas dúvidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *