fbpx

Blog

Viva Sem Dor: Conheça o Tratamento de Endometriose

Viva Sem Dor: Conheça o Tratamento de Endometriose

O Tratamento de Endometriose pode visar o alívio dos sintomas, melhora na qualidade de vida e a redução de certas dificuldades de fertilidade, entre outros objetivos. A indicação da modalidade de tratamento adequada deve levar em conta diferentes variáveis de cada situação.

Hoje vamos conversar com mais detalhes sobre o assunto. Continue a leitura para conferir!

O que é a endometriose?

A endometriose é uma condição caracterizada pela presença de tecido semelhante ao revestimento uterino fora do útero. Ela pode afetar diferentes órgãos da pelve dependendo do seu tipo e de sua extensão, como os ovários e os intestinos.

Durante o ciclo menstrual, esse tecido fora do útero também responde às flutuações hormonais, podendo causar inflamação, dor intensa, formação de aderências e, em casos mais graves, problemas orgânicos e dificuldades ou problemas de fertilidade. Os sintomas da endometriose variam, sendo a dor pélvica um dos mais comuns. 

Mulheres afetadas por essa condição podem experimentar desconforto durante a menstruação, relações sexuais, e atividades diárias normais. O diagnóstico pode ser desafiador, uma vez que a severidade dos sintomas não se correlaciona diretamente com a extensão ou gravidade da condição.

A conscientização sobre a endometriose é importante para promover diagnósticos e a indicação de metodologias terapêuticas adequadas em cada caso.

Quais são os tipos de tratamento de endometriose?

O tratamento de endometriose visa aliviar a dor, controlar a progressão da condição, melhorar a qualidade de vida das mulheres afetadas e, em diferentes casos, contribuir para a redução de dificuldades de fertilidade. Os métodos variam desde modalidades medicamentosas até procedimentos cirúrgicos. Confira exemplos!

Medicamentos 

Alguns medicamentos podem ser prescritos pelo médico para aliviar a dor associada à endometriose, mas não tratam a condição em si.

Os principais hormônios utilizados são o dienogeste, desogestrel, DIU hormonal, implantes de progesterona, como o Implanon e as pílulas combinadas.

Tratamentos para fertilidade

Em alguns casos a endometriose traz dificuldades na fertilidade.

O tratamento para a infertilidade envolve principalmente a realização de fertilização in vitro, mas em casos leves pode ser considerada a inseminação intra-uterina.

A cirurgia aumenta a chance de gestação espontânea e também deve ser considerada nas discussões, principalmente quando quadros dolorosos estão associados e a reserva ovariana á boa.

Cirurgia

Quando uma operação é recomendada, a técnica cirúrgica indicada em cada caso também varia. Exemplos incluem:

Laparoscopia e cirurgia robótica

A remoção cirúrgica do tecido endometrial ectópico deve ser realizada pela técnica de excisão, removendo por completo o tecido endometrial ectópico.

A principal falha no tratamento é quando a cirurgia é incompleta, ou quando o médico trata a endometriose por cauterização, pois as lesões mais profundas não conseguem ser erradicadas por essa técnica.

Histerectomia

Quando a paciente não tem mais desejo reprodutivo e além da endometriose existem outros problemas no útero, como adenomiose e miomas uterinos, a histerectomia deve ser realizada em conjunto com a remoção dos focos de endometriose.

Fisioterapia

A fisioterapia pode ser útil para aliviar a dor pélvica crônica associada à endometriose, notadamente quando existe vaginismo associado. Técnicas de dessensibilização, exercícios de fortalecimento muscular, alongamento e massagem podem proporcionar alívio dos sintomas.

Tratamento Complementar

Exemplos de tratamentos complementares incluem:

  • Acupuntura: Algumas mulheres relatam alívio da dor e melhora nos sintomas com acupuntura, embora a eficácia varie de pessoa para pessoa;
  • Terapias Complementares: Abordagens como alimentação anti-inflamatória e técnicas de gerenciamento de estresse podem complementar o tratamento convencional.

É importante que o plano de “Tratamento de Endometriose” seja personalizado. O acompanhamento médico regular é essencial para ajustar o tratamento conforme necessário e promover o melhor gerenciamento dessa condição.

Esperamos que o conteúdo tenha ajudado. Para agendar uma consulta, você pode entrar em contato pelo WhatsApp!

Leia também:

Miomas Uterinos: Porque você deve Agendar um Exame de Diagnóstico

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on whatsapp

Cuide-se.
Tire todas as
suas dúvidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *