fbpx

Blog

Mioma: Descubra os Tratamentos Mais Eficazes Disponíveis

Um Mioma no útero é um tumor benigno comum em mulheres, que pode demandar tratamentos variados. Conversar com um profissional sobre as opções disponíveis é importante para personalizar os cuidados de saúde.

Hoje vamos conversar com mais detalhes sobre o que é um mioma e os tipos de tratamento mais comuns. Tenha uma boa leitura!

O que é um mioma uterino?

Mioma, também conhecido como fibroma uterino, é um tumor não canceroso que se desenvolve no útero, principalmente durante as fases antes da menopausa. Esses tumores consistem em tecido muscular e fibras colágenas e variam em tamanho, desde pequenos nódulos até crescimentos maiores. 

Algumas mulheres podem experimentar sintomas como períodos menstruais intensos, dor pélvica, aumento da frequência urinária ou dor durante a relação sexual. Os miomas uterinos são comuns e geralmente aparecem mais de um. Sua presença pode influenciar a fertilidade e causar desconforto significativo. 

O diagnóstico é geralmente feito por meio de exames de imagem, como ultrassonografia e ressonância magnética, e o tratamento pode envolver desde monitoramento atento até intervenções, como a remoção cirúrgica dos miomas. O manejo eficaz depende da gravidade dos sintomas e dos objetivos da paciente.

Os miomas uterinos são geralmente tumores benignos e não se transformam em câncer. No entanto, em alguns casos, certas características podem levar à suspeita de um possível câncer. 

É crucial diferenciar entre miomas e tumores cancerígenos para um tratamento apropriado. Avaliar a velocidade do crescimento, características específicas da imagem e os sintomas são essenciais para diferenciar se um tumor é mesmo um mioma, ou se é algo maligno. 

Embora a maioria dos miomas seja inofensiva, a avaliação cuidadosa é fundamental para garantir um tratamento e cuidado adequados em casos potencialmente graves ou prejudiciais.

Quais são as principais opções de tratamento para mioma uterino?

Alguns dos principais tipos de tratamento para mioma uterino incluem:

  • Observação Atenta: Miomas assintomáticos muitas vezes não requerem tratamento imediato, mas é fundamental o acompanhamento com o médico especialista antes de optar pela observação. Monitoramento regular é essencial.
  • Medicamentos: O uso de medicamentos prescritos pelo ginecologista pode aliviar sintomas como dor e sangramento intenso. Alguns hormônios também podem ser indicados. O uso hormonal quando indicado deve ser feito de forma individual e com cuidado, devido aos possíveis efeitos colaterais e riscos;
  • Procedimentos Minimamente Invasivos:
    • A radiofrequência guiada por ultrassonografia é um dos procedimentos mais indicados para mulheres com mioma único de até 8 cm.
    • O tratamento por microondas guiado por ultrassom é um procedimento que pode ser utilizado para nódulos únicos maiores que 8 cm, mas o planejamento do tratamento é fundamental, pois alguns miomas dependendo da localização não podem ser tratados por esta técnica.
    • Miomectomia robótica: técnica minimamente invasiva de escolha para tratamento de múltiplos miomas devido a maior facilidade técnica durante a cirurgia comparada com a laparoscopia.
    • Miomectomia aberta: um corte no abdome semelhante ao da cesárea é realizado, para a retirada dos miomas. Procedimento cada vez menos realizado com os avanços das técnicas minimamente invasivas.
    • Histeroscopia cirúrgica: técnica de escolha para o tratamento dos miomas submucosos. Importante destacar que miomas submucosos de grandes dimensões e predominantemente intramurais (FIGO 2), o procedimento de escolha pode não ser a histeroscopia.
  • Histerectomia: pacientes sem desejo reprodutivo, esta cirurgia pode ser considerada.

É fundamental discutir as opções de tratamento com um ginecologista para determinar a mais adequada. Cada paciente é única, e a escolha do tratamento deve levar em consideração fatores como idade, sintomas, desejo de preservar a fertilidade e a saúde geral da paciente. 

O tratamento personalizado proporciona a melhor chance de gerenciar eficazmente o “Mioma”, melhorando a qualidade de vida. Agora você conhece um pouco mais sobre essa condição e os tipos de tratamento.

Esperamos que o conteúdo de hoje tenha ajudado. Para ter informações sobre o trabalho do Dr. Fernando, você pode entrar em contato pelo WhatsApp!

Leia também:

Pólipos endometriais: como deve ser o tratamento

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on whatsapp

Cuide-se.
Tire todas as
suas dúvidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agendar consulta
[contact-form-7 id=”189″ title=”Contato Sidebar”]