fbpx

Blog

Opções Cirúrgicas para Mioma: Saiba quais são

Um Mioma é um tumor não cancerígeno, mas que pode trazer prejuízos e complicações para a saúde, demandando tratamento adequado. Existem modalidades Cirúrgicas e não cirúrgicas para tratar essa condição, de forma que a escolha deve ser Baseada nas características de cada caso e outras particularidades da paciente.

Hoje vamos conversar sobre os tratamentos cirúrgicos para essa demanda. Continue a leitura para conferir!

O que é um mioma?

O Mioma é um tumor não cancerígeno que se desenvolve no útero, geralmente antes da menopausa. Compostos por células musculares uterinas, esses miomas podem variar em tamanho e quantidade, podendo causar sintomas como menstruação intensa, dor pélvica, aumento do volume abdominal e dificuldades de fertilidade, dependendo da localização, do tamanho e da quantidade de tumores. 

Embora muitas vezes benignos, os miomas podem afetar a saúde e a qualidade de vida. O tratamento contempla diversas modalidades, dependendo da gravidade dos sintomas e dos objetivos da paciente.

Quais são os tipos de tratamento para mioma?

O tratamento de miomas uterinos abrange opções cirúrgicas e não cirúrgicas, adaptadas às necessidades individuais das pacientes. Alternativas não cirúrgicas incluem:

  • Tratamentos medicamentosos, como contraceptivos hormonais, que podem aliviar sintomas como sangramento excessivo e dor, ou seja não tratam os miomas, apenas controlam os sintomas;
  • Terapias adicionais, como agonistas de GnRH e inibidores da aromatase que visam reduzir temporariamente o tamanho dos miomas para a programação de uma cirurgia definitiva;
  • Radiofrequência é um procedimento minimamente invasivo, que possibilita o tratamento dos miomas por uma agulha guiada por ultrassonografia, que libera energia de forma controlada, destruindo o mioma e determinando melhora dos sintomas.
  • Embolização das artérias uterinas, um procedimento minimamente invasivo que bloqueia o suprimento de sangue ao útero, reduzindo o tamanho dos miomas, mas que pode trazer riscos relativos à fertilidade e em cerca de 1% das vezes a necessidade de uma histerectomia por necrose uterina.

A escolha do tratamento depende de fatores como a gravidade dos sintomas, desejo de fertilidade e a saúde geral da paciente. Um tratamento personalizado, discutido com um profissional de saúde, é crucial para determinar a melhor opção para cada paciente.

Quais são os tipos de tratamento cirúrgico para mioma?

O tratamento cirúrgico indicado para mioma também depende de diferentes variáveis. A seguir, vamos comentar alguns exemplos!

Miomectomia

Uma das intervenções mais comuns é a miomectomia, um procedimento que envolve a remoção dos miomas sem remoção do útero. Existem diferentes técnicas de miomectomia, incluindo a cirurgia abdominal, laparoscopia, cirurgia robótica e histeroscopia, cada uma com suas próprias vantagens e considerações.

A miomectomia abdominal é realizada por meio de uma incisão na parede abdominal, sendo mais indicada para miomas de grande porte ou em locais de difícil acesso. A laparoscopia e a cirurgia robótica, por outro lado, utilizam pequenas incisões e câmeras para remover miomas, resultando em tempo de recuperação mais curto e menor desconforto pós-operatório. 

Já a histeroscopia é realizada através do canal cervical, sendo apropriada para miomas que se desenvolvem no interior do útero.

Histerectomia

Em alguns casos, quando a preservação do útero não é uma preocupação, a histerectomia pode ser considerada. Esse procedimento envolve a remoção total ou parcial do útero e pode ser realizado de diversas formas, como histerectomia abdominal, laparoscópica ou vaginal.

Embolização

Outra opção é a embolização das artérias uterinas, um procedimento minimamente invasivo em que pequenas partículas são injetadas nas artérias que alimentam os miomas. Isso reduz o suprimento de sangue, levando à diminuição do tamanho dos miomas e alívio dos sintomas. 

Embora essa seja uma alternativa eficaz, não é adequada para todas as mulheres, especialmente aquelas que desejam engravidar.

A escolha entre essas modalidades cirúrgicas depende de vários fatores, como o tamanho e a localização do mioma, a gravidade dos sintomas, o desejo de preservar a fertilidade e a saúde geral da paciente. Uma consulta com um profissional é fundamental para avaliar individualmente cada caso e determinar a abordagem mais adequada.

Esperamos que o conteúdo tenha ajudado. Para agendar uma consulta, você pode entrar em contato pelo WhatsApp!

Leia também:

Viva sem Dor: Tratamentos Personalizados para Endometriose

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on whatsapp

Cuide-se.
Tire todas as
suas dúvidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *