fbpx

Blog

Viva sem Dor: Tratamentos Personalizados para Endometriose

A Endometriose é uma condição que afeta o tecido uterino, podendo apresentar diferentes desafios e impactos. As intervenções no caso dessa condição incluem desde opções medicamentosas até intervenções cirúrgicas

Hoje vamos conversar com mais detalhes sobre o assunto. Continue a leitura para saber mais!

O que é a endometriose?

A endometriose é uma condição na qual o tecido semelhante ao revestimento do útero, conhecido como endométrio, cresce fora do útero. Este tecido pode surgir em órgãos como os ovários, trompas de Falópio e outras áreas pélvicas. 

Durante o ciclo menstrual, o tecido endometrial fora do útero também se espessa, rompe e sangra, causando inflamação e, muitas vezes, dor intensa. Os sintomas da endometriose podem incluir dor pélvica crônica, desconforto durante relações sexuais e irregularidades menstruais. 

A condição pode afetar a qualidade de vida e, em alguns casos, prejudicar a fertilidade. Embora não haja cura definitiva, existem opções de tratamento para aliviar os sintomas e buscar aliviar os efeitos. 

A conscientização sobre a endometriose é fundamental para promover diagnósticos e um melhor gerenciamento da doença.

Como é feito o diagnóstico da endometriose? 

Geralmente, o processo começa com uma avaliação minuciosa do histórico médico da paciente e uma discussão dos sintomas. Exames de imagem podem ser utilizados são:

  • Ultrassonografia transvaginal com preparo intestinal: exame de escolha no diagnóstico e estadiamento da endometriose, sendo superior à ressonância magnética na avaliação da doença intestinal e peritoneal.
  • Ressonância magnética com preparo intestinal: exame superior à ultrassonografia transvaginal para a avaliação de endometriose no diafragma e endometriose no nervo ciático.

Entretanto, a endometriose superficial não pode ser diagnosticada pela ultrassonografia ou pela ressonância magnética. O método diagnóstico e já terapêutico é a laparoscopia ou a cirurgia robótica.

Quais são os principais tipos de tratamento para a endometriose?

Os principais tipos de tratamento para a endometriose podem variar, e a escolha depende da gravidade dos sintomas e dos objetivos específicos de cada paciente. Confira alguns dos principais.

Medicamentos

Medicamentos podem ser prescritos para aliviar a dor e outros desconfortos, controlar o crescimento do tecido endometrial ou reduzir temporariamente a produção de estrogênio (diminuindo o crescimento do tecido endometrial), por exemplo. É muito importante ter e seguir a prescrição médica.

Cirurgia

Existem diferentes tipos de cirurgia, sendo que a indicação varia de acordo com as demandas de cada caso. Um exemplo é a cirurgia robótica e a laparoscopia: procedimentos cirúrgicos para remover as lesões endometrióticas.

Tratamento da Infertilidade

Essa modalidade também varia de acordo com a gravidade da endometriose. 

Pacientes com doença mínima podem realizar uma inseminação intrauterina.

Paciente com doença moderada e acentuada, apresentam indicação da 

Fertilização in vitro (FIV).

Estilo de Vida e Terapias Complementares

Algumas medidas complementares podem ser consideradas para ajudar a aliviar a dor causada pela endometriose. Exemplos incluem a Fisioterapia para ajudar no manejo da dor pélvica, a Acupuntura e a Yoga, com as quais algumas mulheres relatam alívio dos sintomas.

O tratamento deve ser personalizado, levando em consideração a extensão da doença, a idade da paciente, a gravidade dos sintomas e os objetivos de cada uma. Uma abordagem multidisciplinar, envolvendo ginecologistas e, se necessário, profissionais de saúde mental, entre outros, pode ser benéfica para um cuidado abrangente e eficaz.

O tratamento da “Endometriose” abrange diferentes tipos e desempenha um papel muito importante. Ele deve ser personalizado e adequado às demandas de forma individual.

Esperamos que o conteúdo tenha ajudado. Para ter informações sobre o trabalho do Dr. Fernando, você pode entrar em contato pelo WhatsApp!

Leia também:

Pólipos endometriais: como deve ser o tratamento

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on whatsapp

Cuide-se.
Tire todas as
suas dúvidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *