Miomas uterinos são tumores benignos que acometem entre 70 e 80% das mulheres. Na maior parte das vezes são pequenos e não determinam sintomas e, nestas situações, não precisam de tratamento na maior parte das vezes. Porém, em diversos casos, provocam uma série de desconfortos e precisam de intervenção. Saiba mais acompanhando o conteúdo.
Sintomas de Miomas Uterinos
Os sintomas dos “miomas uterinos” estão relacionados com o tamanho e a localização no útero. As principais queixas são:
- Aumento do volume abdominal;
- Sangramento uterino aumentado;
- Cólica menstrual;
- Dor pélvica;
- Dor ou desconforto na relação sexual;
- Aumento da frequência urinária;
- Infertilidade.
A escolha do tratamento para Miomas Uterinos
Atualmente existem muitos tratamentos para os miomas uterinos e a escolha do melhor tratamento depende do sintoma causado pelo mioma, tamanho, localização e desejo reprodutivo.
Miomectomia
O objetivo da miomectomia é a retirada dos MIOMAS UTERINOS, mantendo a capacidade reprodutiva da mulher. Existem 4 tipos de miomectomia e cada procedimento tem uma indicação precisa. Veja:
Miomectomia por laparotomia (corte no abdome semelhante ao da cesárea)
Indicada em casos de úteros com dimensões muito aumentadas, por exemplo quando o fundo do útero estiver acima da cicatriz umbilical ou o útero apresentar volume maior que 1000 cm³ pela ultrassonografia ou ressonância magnética.
Outra situação é quando existir uma quantidade muito grande de miomas que precisam ser retirados, habitualmente quando existirem mais de 15 miomas. Este número pode variar um pouco, de acordo com a localização dos nódulos.
Miomectomia robótica
A cirurgia robótica trouxe vantagens significativas na técnica cirúrgica minimamente invasiva para o tratamento dos miomas. É possível realizar miomectomias múltiplas com facilidade maior que na laparoscopia.
Sempre que possível é a técnica de escolha quando indicada uma cirurgia minimamente invasiva.
Miomectomia laparoscópica
Técnica minimamente invasiva consagrada para realização de miomectomia. Apresenta resultados parecidos com a da cirurgia robótica e deve ser empregada quando a cirurgia robótica não for uma opção de tratamento disponível.
Isso geralmente acontece quando a paciente não tem acesso a hospitais que possuem o robô, ou quando o médico assistente não tem a habilitação e experiência com cirurgia robótica.
Miomectomia por histeroscopia
Técnica cirúrgica de escolha para o tratamento de miomas submucosos, ou seja, dos miomas localizados na parte interna do útero, chamada endométrio.
É importante destacar uma classificação que avalia a dificuldade técnica para a miomectomia por histeroscopia e a melhor conduta. Veja:
Classificação de Lasmar
Veja a classificação de Lasmar para histeroscopia:
Tipo 1: miomectomia histeroscópica de baixa complexidade;
Tipo 2: miomectomia histeroscópica de alta complexidade: será necessária mais de uma histeroscopia para a retirada completa do mioma, sendo importante discutir a possibilidade de análogos de GnRh antes dos procedimentos;
Tipo 3: miomas que não devem ser retirados por histeroscopia. Escolher outra técnica cirúrgica ou procedimentos de ablação.
Radiofrequência para o tratamento de mioma
Radiofrequência para mioma é o procedimento na qual uma agulha é inserida no interior do mioma, guiada por ultrassonografia transvaginal, para a liberação de energia controlada, que destrói as células do mioma.
- Procedimento indicado para miomas de até 8 cm;
- Mulheres que apresentam até três miomas;
- Não indicada para miomas que podem ser retirados por histeroscopia e miomas subserosos.
Micro-ondas para o tratamento de mioma
Procedimento na qual um instrumento semelhante a uma agulha, mas chamado de antena, é inserido no interior dos miomas, que libera energia de forma controlada e destrói as células do mioma. Este procedimento é guiado por ultrassonografia pélvica (ultrassom pela barriga).
- Procedimento indicado para miomas de até 10 cm
- Mulheres que apresentam até três miomas;
- Não indicada para miomas que podem ser retirados por histeroscopia.
Histerectomia
Mulheres que já tiveram filhos e não possuem mais desejo reprodutivo, com muitos miomas associado a sintomas que não melhoram de maneira significativa com o tratamento clínico, frequentemente são tratadas com a cirurgia para a retirada do útero, chamada histerectomia.
Na histerectomia apenas o útero e as tubas uterinas são retirados. Os ovários são mantidos, pois são responsáveis pela produção hormonal, que protege contra doenças cardiovasculares, osteoporose, além de manter o bem-estar.
Pontos importantes para você considerar
O diagnóstico preciso do tamanho e posição de todos os miomas são fundamentais para o planejamento do tratamento.
Em todas as minhas pacientes, realizo o ultrassom transvaginal com preparo intestinal para o diagnóstico preciso tanto dos miomas, como de doenças que podem estar associadas, como a endometriose.
Os cuidados incluem a realização dos exames pré-operatórios, orientações nutricionais, preparo da pele para diminuir a chance de infecção, recomenda-se iniciar atividade física leve em pessoas sedentárias, mesmo que seja próxima da data da cirurgia, parar de beber e fumar pelo menos 15 dias antes da cirurgia.
Os cuidados durante a cirurgia devem incluir o uso de meias elásticas e botas pneumáticas, a administração de maltodextrina 2 horas antes do procedimento, retirada da sonda vesical o mais precoce possível, geralmente na recuperação anestésica e todas as demais orientações do protocolo ERAS (Enhanced Recovery After Surgery), que consiste em um conjunto de medidas perioperatórias destinadas a melhorar a recuperação do paciente e diminuir o tempo de internação e as complicações pós-operatórias.
Estas foram algumas informações sobre as principais cirurgias e procedimentos para tratar as mulheres com miomas uterinos.
O Dr. Fernando Guastella tem como principais áreas de atuação o diagnóstico e tratamento de miomas uterinos e endometriose. Possui ampla experiência com todas as técnicas para o tratamento dos miomas, é coordenador de diversos cursos e pós-graduações na área e credenciado nos principais hospitais de São Paulo para a realização das cirurgias e procedimentos.
Se você tem Miomas Uterinos e precisa de uma orientação, uma segunda opinião ou de um tratamento, entre em contato e agende a sua consulta.