fbpx

Blog

Como fazer o Pompoarismo corretamente

Como fazer Pompoarismo

Entenda mais sobre a técnica que pode auxiliar as mulheres a chegarem mais rápido ao orgasmo, como fazer o pompoarismo corretamente e por que você não deve fazer pompoarismo antes de ler esse texto.

O QUE É POMPOARISMO?

O pompoarismo é uma técnica que consiste em exercícios para a musculatura do assoalho pélvico, com o objetivo de promover mais força desses músculos por meio de contrações efetivas e coordenadas que irão gerar uma melhora da sensibilidade da vagina e aumentar o controle da musculatura para a contração e relaxamento efetivo, durante a relação sexual além de outros benefícios.

ENTENDENDO MELHOR O FAMOSO ASSOALHO PÉLVICO.

O Assoalho Pélvico é constituído por músculos, fáscias e ligamentos. Todos realizam a função de sustentação, continência, sexual e de estabilização da região. 

 

Temos diversos músculos que compreendem a região do assoalho pélvico e períneo, os principais músculos são: levantador do ânus (puborretal, iliococcigeo e pubococcigeo), coccígeo, transverso profundo do períneo e transverso superficial do períneo, bulboesponjoso e isquiocavernoso. 

 

Os músculos mais trabalhados são o puboretal, bulboesponjoso e isquiocavernoso. 

 

É importante que durante os exercícios, não aconteça a contração simultânea dos glúteos e adutores e neste processo é fundamental a ajuda de uma profissional especializada, para a correta realização dos exercícios.

QUAIS SÃO OS SEUS BENEFÍCIOS?

Os benefícios do pompoarismo são inúmeros, quando feito corretamente e com acompanhamento de um profissional, proporcionam saúde física e sexual para quem o pratica. Entre os principais benefícios do pompoarismo estão:  

 

– Melhora da lubrificação vaginal, porque devido ao exercício ocorre um aumento da vascularização na região e consequentemente ocorre o aumento da lubrificação, este inclusive é um dos principais benefícios para as mulheres que estão na menopausa.

 

-Aumento da libido.

 

-Orgasmo.

 

-Melhora da percepção corporal na região da vagina, devido ao trabalho de conscientização de contração e relaxamento.

 

-Maior prazer sexual para o casal, porque as contrações podem ser executadas durante o ato sexual. 

 

-Fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico que são responsáveis junto a demais estruturas pela sustentação de alguns órgãos como útero e bexiga. 

 

-Autonomia corporal, ao longo dos anos a técnica deixou de ser incentivada para gerar mais prazer masculino.

POMPOARISMO FEITO SEM ORIENTAÇÃO FAZ MAL A MULHER?

Sim, é muito importante que os exercícios de pompoarismo sejam feitos corretamente, a contração e o relaxamento devem ser realizados de uma forma harmônica, além de outros fatores que envolvem a aplicação da técnica, ou seja, o treinamento é individual, cada mulher com a sua velocidade. 

 

É necessário personalizar a quantidade de repetições, tempo de contração e relaxamento, os tipos de contrações que podem ser realizadas de acordo com a evolução da mulher, as posições que devem respeitar uma evolução, além de analisar se a contração está sendo verdadeiramente eficiente, pois em alguns casos a mulher pode achar que está direcionando atenção para a região e na verdade outros músculos estão sendo trabalhados, o que pode consequentemente aumentar a tensão, dificultado o relaxamento e causando dor.

 

Seguir ensinamentos do pompoarismo sem avaliação é como ir fazer exercício na academia sem a ajuda do instrutor e sem conhecer os aparelhos.

QUEM PASSA O TREINO?

O fisioterapeuta pélvico é o profissional mais indicado para passar os exercícios de pompoarismo e verificar se a paciente está fazendo corretamente, pois somos responsáveis por passar o treino, que deve ser baseado em seis componentes: reflexo, controle, coordenação, força, resistência e tônus. 

Na avaliação levamos em conta a capacidade de contração da musculatura após um comando, se existe o controle de contrair e relaxar, e se isso ocorre sem envolver a ativação de outros músculos da região do abdome, glúteos e adutores juntos, e por meio disso é possível verificar a coordenação. 

A tensão do musculo em situação de repouso também deve ser verificado assim como a força gerada e o tempo de efetividade dela obtendo a capacidade de resistência.  

É SÓ APERTAR?

Os exercícios do pompoarismo não se baseiam apenas em contrair os músculos, o relaxamento deles também é importante, principalmente em determinados casos como de pacientes que apresentam quadro de vaginismo, além disso, existem os exercícios de mobilidade da pelve que devem ser realizados juntos com o treinamento de pompoarismo.

OS CINCO PRINCIPAIS ERROS NA PRATICA DO POMPOARISMO!

O erro mais comum é segurar o xixi, este definitivamente não é um exercício de pompoarismo, além de gerar repercussões extremamente negativas como uma sucessão de casos de infecção urinária, nefrite entre outros. 

O segundo erro mais comum é interromper o janto de urina. Fazer isso gera uma repercussão muito negativa para os músculos do assoalho pélvico e todas as estruturas que participam do sistema urinário. 

Terceiro erro é não conseguir manter uma frequência do treinamento. 

Quarto erro é aderir aos acessórios antes de conseguir realizar de forma eficiente os exercícios sem eles, nesse caso você está pulando etapas e isso pode prejudicar o seu desenvolvimento.

Quinto erro é achar que os exercícios promovem apenas benefício sexual e principalmente para o parceiro.

Dra. Flávia Nascimento .  Fisioterapeuta Pélvica | Equipe Humanize Health | Dr. Fernando Guastella

Agora que você já sabe um pouco mais sobre pompoarismo, agende sua primeira avaliação.

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on whatsapp

Cuide-se.
Tire todas as
suas dúvidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *