fbpx

Blog

Curso de Pompoarismo: benefícios e como aplicar.

Curso de Pompoarismo

Neste texto explico o Curso de Pompoarismo, benefícios e como a mulher deve aplicar os exercícios de Pompoarismo corretamente. Entenda de uma vez por todas!

 
 

O que é Pompoarismo?

Primeiramente, antes de entendermos os benefícios do pompoarismo e como aplicar corretamente, vamos saber o que é essa técnica tão falada hoje em dia. O pompoarismo é uma técnica que consiste em exercícios para a musculatura do assoalho pélvico, visando promover contrações efetivas e coordenadas que irão gerar uma melhora da sensibilidade da vagina e aumentar o controle da musculatura para a contração e relaxamento efetivo.

Ela surgiu na Índia e foi aperfeiçoada na Tailândia. O responsável por criar os exercícios para ajudar no fortalecimento dos músculos do períneo, foi um ginecologista alemão.

Entendendo melhor o famoso assoalho pélvico.

O Assoalho Pélvico é constituído por músculos, fáscias e ligamentos. Todos realizam a função de sustentação, continência, sexual e de estabilização da região. Ele é localizado na parte inferior da cavidade pélvica.

A cintura pélvica é constituída por 5 ossos são eles ilio, isquio, púbis, sacro e cóccix. Temos diversos músculos que compreendem a região do assoalho pélvico, os principais músculos são: levantador do anus (puborretal, iliococcigeo e pubococcigeo), transverso profundo do períneo e transverso superficial do períneo. 

Quais são os benefícios do Pompoarismo?

Os benefícios do pompoarismo são inúmeros, quando a paciente procura aplicar com acompanhamento de um profissional, proporcionam saúde física e sexual para quem o pratica. Entre os principais estão:  

– Melhora da lubrificação vaginal, porque devido ao exercício ocorre um aumento da vascularização na região e consequentemente ocorre o aumento da lubrificação, este inclusive é um dos principais benefícios para as mulheres que estão na menopausa.

-Aumento da libido.

-Orgasmo.

-Melhora da percepção corporal na região da vagina, devido ao trabalho de conscientização de contração e relaxamento.

-Maior prazer sexual para o casal, porque as contrações podem ser executadas durante o ato sexual. 

-Fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico que são responsáveis junto a demais estruturas pela sustentação de alguns órgãos como útero e bexiga. 

-Autonomia corporal, ao longo dos anos a técnica deixou de ser incentivada para gerar mais prazer masculino.

Pompoarismo feito sem orientação faz mal a mulher?

Sim, é muito importante que a contração e o relaxamento sejam realizados de uma forma harmônica, além de outros fatores que envolvem a aplicação da técnica, ou seja, deve-se respeitar uma individualidade. 

É necessário personalizar a quantidade de repetições, tempo de contração e relaxamento, os tipos de contrações que podem ser realizadas de acordo com a evolução da paciente, as posições que devem respeitar uma evolução, além de analisar se a contração está sendo verdadeiramente eficiente, pois em alguns casos a mulher pode achar que está direcionando atenção para a região e na verdade outros músculos estão sendo trabalhados, o que pode consequentemente aumentar a tensão deles.

Seguir ensinamentos do pompoarismo sem avaliação é como ir fazer exercício na academia sem a ajuda do instrutor e sem conhecer os aparelhos.

Quem passa o treino de Pompoarismo?

O fisioterapeuta pélvico é o profissional mais indicado, pois somos responsáveis por passar o treino, que deve ser baseado em seis componentes: reflexo, controle, coordenação, força, resistência e tônus. 

Na avaliação levamos em conta a capacidade de contração da musculatura após um comando, se existe o controle de contrair e relaxar, e se isso ocorre sem envolver a ativação de outros músculos da região do abdomem, glúteos e adutores juntos, e por meio disso é possível verificar a coordenação. A tensão do musculo em situação de repouso também deve ser verificado assim como a força gerada e o tempo de efetividade dela obtendo a capacidade de resistência.  

É só apertar?

Os exercícios do pompoarismo não se baseiam apenas em contrair os músculos, o relaxamento deles também é importante, principalmente em determinados casos como de pacientes que apresentam quadro de vaginismo, além disso também existe os exercícios de mobilidade da pelve que devem ser aderidos no treinamento.

Os cinco principais erros, na prática do Pompoarismo.

O erro mais comum é segurar o xixi, este definitivamente não é um exercício de pompoarismo, além de gerar repercussões extremamente negativas como uma sucessão de casos de infecção urinária, nefrite entre outros. 

O segundo erro mais comum é interromper o janto de urina. Fazer isso gera uma repercussão muito negativa para os músculos do assoalho pélvico e todas as estruturas que participam do sistema urinário. 

Terceiro erro é não conseguir manter uma frequência do treinamento. 

Quarto erro é aderir aos acessórios antes de conseguir realizar de forma eficiente os exercícios sem eles, nesse caso você está pulando etapas e isso pode prejudicar o seu desenvolvimento.

Quinto erro é achar que os exercícios promovem apenas benefício sexual e principalmente para o parceiro.

 
 
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on whatsapp

Cuide-se.
Tire todas as
suas dúvidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *