fbpx

Blog

Miomas Uterinos: Porque você deve Agendar um Exame de Diagnóstico

O diagnóstico de Miomas Uterinos é muito importante para entender qual o tratamento mais adequado para cada pessoa, assim como para lidar com possíveis riscos e prejuízos dessa condição. Geralmente, são utilizados exames de imagem solicitados pelo profissional de ginecologia para confirmar o quadro.

Hoje vamos conversar com mais detalhes sobre o assunto. Continue a leitura para saber mais!

O que são miomas uterinos?

Miomas uterinos são tumores não cancerígenos que se desenvolvem no útero, comuns entre mulheres antes da menopausa. Formados a partir do tecido muscular uterino, esses nódulos podem variar em tamanho e quantidade, muitas vezes passando despercebidos devido à falta de sintomas evidentes. 

No entanto, alguns casos podem resultar em complicações, como dor pélvica, sangramento menstrual intenso e problemas de fertilidade. As causas dos miomas ainda não são completamente compreendidas, mas fatores genéticos, hormonais e ambientais podem desempenhar um papel no seu surgimento. 

O diagnóstico geralmente é feito por meio de exames ginecológicos e, dependendo dos sintomas e da gravidade, as opções de tratamento incluem monitoramento, medicamentos ou procedimentos cirúrgicos.

Por que o diagnóstico de miomas uterinos é importante?

O diagnóstico de miomas uterinos é importante devido aos potenciais impactos na saúde feminina e reprodutiva. Embora os miomas em si sejam geralmente benignos, sua presença pode levar a sintomas incômodos, como dor abdominal, menstruação intensa e desconforto durante o sexo. Além disso, miomas podem afetar a fertilidade, dificultando a concepção. 

Quanto mais precoce é o diagnóstico, mais frequentemente tratamentos minimamente invasivos são indicados para o tratamento.

É importante também fazer o diagnóstico para distinguir entre miomas e tumores malignos, como o câncer uterino chamado sarcoma. Alguns sintomas dos miomas podem se parecer ou sobrepor os do câncer, criando a necessidade de uma avaliação especializada. 

O conhecimento e a compreensão adequada da condição asseguram intervenções apropriadas, promovendo a saúde e a qualidade de vida das mulheres.

Como é feito o diagnóstico de miomas uterinos?

O diagnóstico de miomas uterinos envolve uma análise abrangente, combinando exames clínicos, de imagem e, em alguns casos, procedimentos mais especializados. Confira algumas avaliações que podem fazer parte desse diagnóstico: 

  • Muitas vezes, a suspeita inicial ocorre durante exames ginecológicos de rotina, nos quais o médico pode identificar irregularidades no útero durante o exame físico;
  • A ultrassonografia é a ferramenta principal para confirmar a presença de miomas e avaliar o tamanho e localização. A qualidade da ultrassonografia depende principalmente da experiência e qualificação médica, motivo pelo qual o exame para planejamento do tratamento, deve ser realizado pelo próprio ginecologista, quando também for especialista na área, ou por alguém de sua confiança. 
  • A ressonância magnética (RM) também é utilizada em casos específicos, para ajudar o planejamento do tratamento;
  • A histeroscopia, que envolve a inserção de uma pequena câmera pelo colo do útero, pode ser realizada tanto para diagnóstico, como para o tratamento dos miomas submucosos.

As técnicas diagnósticas variam conforme os sintomas apresentados pela paciente, a gravidade dos miomas e a necessidade de avaliação mais detalhada. Um diagnóstico é fundamental para orientar a escolha do tratamento mais adequado, que pode incluir desde monitoramento regular até opções mais invasivas, como cirurgia, dependendo das circunstâncias individuais. 

Com o diagnóstico de “Miomas Uterinos”, mulheres podem receber tratamentos adequados, promovendo mais bem-estar. É preciso confirmar a condição e suas particularidades em cada paciente para saber quais medidas são mais adequadas.

Esperamos que o conteúdo tenha ajudado. Para ter informações sobre o trabalho do Dr. Fernando, você pode entrar em contato pelo WhatsApp!

Leia também:

Pólipos endometriais: como deve ser o tratamento

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on whatsapp

Cuide-se.
Tire todas as
suas dúvidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *