fbpx

Blog

Candidíase recorrente: Descubra como o laser pode ser a solução

Candidíase recorrente: Descubra como o laser pode ser a solução

A Candidíase Recorrente é uma condição que traz angústia, frustração e diminuição na qualidade de vida. A terapia com laser associada ao tratamento de supressão, tem mostrado os melhores resultados no tratamento.

Os sintomas desagradáveis da CANDIDÍASE RECORRENTE podem incluir coceira, vermelhidão, corrimento vaginal em grande quantidade, secura e ardência durante as relações sexuais. Embora haja diversas opções de tratamento disponíveis, muitas vezes os medicamentos antifúngicos convencionais não conseguem oferecer alívio duradouro.

É aí que entra o tratamento com laser. Existem dois tipos, o laser de CO2 e o laser Erbium. Na prática clínica, utilizo o laser erbium Fotona®, pois é o que traz os melhores resultados e o menor desconforto.

O Fotona® utiliza feixes de luz de alta intensidade que mata o fungo. Além disso, o laser estimula o sistema imunológico local, fortalecendo a resposta natural do corpo contra a cândida.

A ação do laser na mucosa da vagina determina aumento da produção de colágeno e aumento da vascularização, melhorando o trofismo da vagina e a lubrificação durante a relação sexual e, desta forma, eliminando a ardência causada pela vaginite crônica.

O que é a Candidíase Recorrente?

A “candidíase recorrente”, também conhecida como candidíase de repetição, é uma infecção fúngica que acontece pelo menos quatro vezes por ano. Para algumas mulheres o corrimento é tão intenso, que parece ser um corrimento contínuo, que atenua durante os tratamentos de curta duração e que retorna quase que de forma imediata após a suspensão da medicação.

Qual a causa da Candidíase de Repetição?

A candidíase de repetição pode ser desencadeada por uma variedade de fatores, sendo os mais comuns o uso de antibióticos, alterações do sistema imunológico, diabetes, estresse e gravidez.

Identificar a causa da candidíase recorrente quando possível, auxilia no tratamento, mas é importante destacar, que muitas vezes não há motivo definido.

É importante destacar que a candidíase recorrente não é uma doença sexualmente transmissível, mas um desequilíbrio de um fungo que faz parte da flora da vagina e que se multiplica de forma muito acentuada, causando os sintomas.

Outro ponto importante é que a cândida não é causada por falta de higiene, muito pelo contrário, algumas mulheres acabam lavando até mais do que deveriam a região íntima, desequilibrando ainda mais a flora vaginal e piorando o corrimento.

Tratamentos tradicionais para a Candidíase Recorrente

Existem várias opções de tratamento disponíveis para a candidíase recorrente, incluindo medicamentos antifúngicos orais, cremes antifúngicos tópicos e óvulos vaginais. Esses tratamentos convencionais visam eliminar o fungo e melhorar os sintomas da infecção.

Para episódios isolados, os tratamentos de curta duração são altamente efetivos, mas para os episódios recorrentes, o uso apenas nos episódios agudos não é suficiente para eliminar as recorrências, sendo necessário a terapia supressiva.

Tratamento inovador para a candidíase de repetição

A terapia a laser emergiu como uma abordagem inovadora para tratar a candidíase recorrente. Ela atua como um complemento eficaz aos tratamentos convencionais de supressão, visando não apenas a eliminação do fungo, mas também o fortalecimento do sistema imunológico local, pelo estímulo na produção de citocinas e outras moléculas sinalizadoras do sistema imune, que otimizam o combate à infecção.

Outro ponto importante nos tratamentos supressivos é a associação com probióticos por seis meses e imunomoduladores por dois meses.

Como é a terapia laser para a Candidíase Recorrente

A terapia a laser para candidíase recorrente é semelhante ao que fazemos nos tratamentos de rejuvenescimento íntimo.

Um probe específico é colocado no interior da vagina para a aplicação do laser, que é geralmente rápida e indolor. O médico ginecologista inicialmente coloca o probe até o fundo da vagina e lentamente vai retirando, com pequenos movimentos de rotação, para que todas as paredes da vagina sejam tratadas.

Durante a sessão, você pode sentir uma sensação de calor suave ou formigamento na área tratada. Essas sensações são normais e indicam que o laser está sendo aplicado.

O número de sessões necessárias para a melhora dos sintomas relacionados com a candidíase recorrente pode variar, mas geralmente é ao redor de três sessões.

Como agendar tratamentos com laser para candidíase

Primeiramente você deve passar em uma consulta médica, tanto para a avaliação da saúde geral, como da parte ginecológica. Confirmando a indicação, o laser poderá ser agendado, preferencialmente na primeira fase do ciclo menstrual, uma vez por mês.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre Candidíase Recorrente, conheça o Dr. Fernando Guastella e agende uma consulta presencial ou uma teleconsulta.

Leia Também

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on whatsapp

Cuide-se.
Tire todas as
suas dúvidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *