fbpx

Blog

Descubra os Tratamentos Efetivos para Endometriose

Descubra os Tratamentos Efetivos para Endometriose

A Endometriose é uma condição que exige tratamento cuidadoso e personalizado. Entre opções como medicamentos e procedimentos cirúrgicos, entre outros, a escolha é importante para aliviar sintomas e melhorar a qualidade de vida da paciente.

Hoje vamos conversar com mais detalhes sobre o assunto, comentando alguns exemplos de tratamento para essa condição. Tenha uma boa leitura!

O que é a endometriose?

A Endometriose é uma condição médica em que o tecido semelhante ao revestimento uterino, chamado endométrio, cresce fora do útero. Isso pode ocorrer em órgãos adjacentes, como os ovários, trompas de falópio e intestino. 

Durante o ciclo menstrual, esse tecido fora do útero também se torna inflamado e sangra, podendo trazer diferentes efeitos. Os sintomas comuns incluem dores pélvicas crônicas e desconforto durante relações sexuais. 

A endometriose pode afetar a fertilidade e levar a complicações ginecológicas. O diagnóstico requer  a realização de exames especializados como a ultrassonografia transvaginal com preparo intestinal e a ressonância magnética. 

Como o tratamento para endometriose é realizado?

A indicação do tratamento para a endometriose deve ser uma decisão cuidadosamente ponderada, levando em consideração diversos fatores de cada caso. Primeiramente, a gravidade dos sintomas, como dor pélvica, dor na relação sexual, dificuldades reprodutivas e o acometimento de órgãos importantes, que caso não ocorra o tratamento cirúrgico, a paciente pode ter complicações futuras.

Quais os tipos de tratamento mais comuns para endometriose?

O tratamento da endometriose varia de acordo com a gravidade do quadro, o tipo de endometriose e outros fatores. Conheça alguns exemplos!

Métodos Hormonais e medicamentos

Medicamentos hormonais específicos podem ser prescritos com o objetivo de inibir o crescimento do tecido endometrial fora do útero. Alguns Dispositivos Intrauterinos (DIU) contêm hormônios que podem minimizar o crescimento do endométrio, podendo também ser indicados em algumas situações.

Outras medicações podem ser recomendadas pelo médico para controlar sintomas como a inflamação e a dor.

Tratamentos para Fertilidade

Em alguns casos em que a endometriose traz dificuldades para a fertilidade, podem ser indicados tratamentos nesse sentido. Exemplos incluem a fertilização in vitro e a Inseminação Intrauterina (IIU), entre outros.

Cirurgia

Existem diferentes tipos de procedimentos que podem ou não ser indicados para a endometriose. Confira exemplos!

Laparoscopia e cirurgia robótica

Procedimentos minimamente invasivos que devem ser realizados pela técnica de excisão, para remover por completo os implantes de endometriose.

A cirurgia para ser efetiva, precisa ser realizada por médico especialista e experiente em cirurgias para endometriose.

Alcoolização de endometrioma

procedimento na qual os endometriomas são drenados por meio de uma agulha guiado por ultrassonografia e então coloca-se álcool absoluto no interior da cavidade do cisto.

A vantagem desse procedimento é a manutenção da reserva ovariana, com resolução dos sintomas.

A chance de recidiva da endometriose ovariana tratada por alcoolização é de 10%, semelhante a da cirurgia.

A alta hospitalar acontece 2 horas após o procedimento, com retorno imediato para as atividades do dia a dia.

Esperamos que o conteúdo tenha ajudado. Para agendar uma consulta com o Dr. Fernando, você pode entrar em contato pelo WhatsApp!

Leia também:

Miomas Uterinos: Porque você deve Agendar um Exame de Diagnóstico

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on whatsapp

Cuide-se.
Tire todas as
suas dúvidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *