fbpx

Blog

Endometriose: Reconheça os Sintomas e Descubra Quando Buscar Tratamento

Endometriose: Reconheça os Sintomas e Descubra Quando Buscar Tratamento

A Endometriose é uma condição ginecológica muitas vezes mal compreendida, afetando mulheres em todo o mundo. Caracterizada pelo crescimento de tecido semelhante ao do revestimento uterino fora do útero, ela pode ser fonte de dor significativa e outros sintomas debilitantes. 

Reconhecer os sinais desta condição é o primeiro passo crucial para buscar ajuda e tratamento adequados. Neste artigo, abordaremos os sintomas mais comuns da endometriose e discutiremos quando é essencial buscar avaliação e tratamento de um especialista. Continue a leitura para saber mais!

Identificando os Sintomas da Endometriose

A Endometriose pode manifestar-se de várias formas, e os sintomas podem variar significativamente de uma mulher para outra. Alguns dos sinais mais comuns incluem:

  • Cólica menstrual de forte intensidade, que muitas vezes acontece desde as primeiras menstruações, ou ainda, quando a mulher não tinha cólica e passou a ter.
  • Dor pélvica crônica: mulheres podem experimentar dor pélvica que não está limitada ao período menstrual. 
  • Dor durante as relações sexuais: A dor durante ou após o sexo é um sintoma frequente, que pode não acontecer em todas as posições, mas é muito comum no exame físico, quando encostamos no foco de endometriose com o toque, a mulher sente exatamente a dor referida durante as relações sexuais.
  • Infertilidade: algumas mulheres com endometriose podem não sentir dor e, às vezes, a única manifestação clínica pode ser a infertilidade, que acomete entre 30 a 50% das mulheres com endometriose.
  • Dor para evacuar durante o período menstrual, sintoma associado à endometriose no intestino. Dor para urinar durante o período menstrual, que está associada a endometriose na bexiga.

É importante notar que a presença desses sintomas não confirma o diagnóstico de endometriose, pois podem ser compartilhados com outras condições ginecológicas. No entanto, se você estiver experimentando esses sintomas, é fundamental consultar um especialista para uma avaliação detalhada.

Quando Buscar Tratamento para Endometriose

É importante destacar que sentir dor não é normal. Buscar atendimento médico especializado é o caminho para o diagnóstico e tratamento.

Alguns momentos-chave para procurar um especialista incluem:

  • Se você tem sintomas, mas o diagnóstico ainda não aconteceu;
  • Se você está já fazendo algum tratamento para endometriose e ainda tem dor;
  • Se você tem infertilidade associada ao diagnóstico de endometriose;
  • Se foi indicado um procedimento cirúrgico e você não está confiante com a indicação e quer escutar uma segunda opinião;
  • Se a cirurgia para o tratamento da endometriose não foi indicada pela técnica de laparoscopia ou cirurgia robótica, para remover os focos de endometriose;
  • Mulheres que realizaram cirurgia e ainda possuem sintomas de endometriose.

Como diagnosticar a endometriose

O diagnóstico geralmente envolve uma combinação da história clínica, exame físico, ultrassonografia especializada com preparo intestinal e em algumas situações e ressonância magnética.

É importante destacar que exames normais não excluem a doença. Estima-se que o tempo médio do início dos sintomas ao diagnóstico de endometriose seja de 7 anos.

Como é o tratamento da endometriose

Uma vez confirmado o diagnóstico, o tratamento é personalizado, não existe uma receita igual para todos os casos.

A cirurgia será realizada quando a dor é muito intensa, a endometriose atingir o ureter, intestino com sinais de oclusão, ou ainda diante de endometriomas com algum sinal que sugere transformação maligna.

Existem muitas opções de tratamento hormonal, deve estar sempre acompanhado por mudanças no estilo de vida, incluindo a gestão do stress, sono de qualidade, atividade física e alimentação.

Se você suspeita que pode ter endometriose, não hesite em procurar ajuda!

Esperamos que tenha gostado do conteúdo. Para agendar uma consulta com o Dr. Fernando, você pode entrar em contato pelo WhatsApp!

Leia também 

Supere a Endometriose com Tratamentos Avançados em Nossa Clínica

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on whatsapp

Cuide-se.
Tire todas as
suas dúvidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *