Ultrassonografia de Mamas: quando realizar
Postado em: 26/03/2020
A ultrassonografia de mamas é um exame que pode ser realizado por diversas indicações diferentes na mulher e sempre que necessário, pois a ultrassonografia não emite qualquer tipo de radiação, ou seja, é um exame que não faz mal a mulher.
Ultrassonografia de Mamas: quando realizar?
As principais indicações de ultrassonografia de mamas são:
- Complementação de um exame de mamografia;
- Rastreamento do câncer de mama;
- Nódulo de mama palpável em qualquer idade;
- Dor mamária;
- Avaliação dos implantes mamários de silicone;
- Diagnóstico de processos infeciosos (mastites);
- Realização de biópsias de mama dirigidas pela ultrassonografia.
Câncer de Mama
O câncer de mama é o tumor maligno mais comum e a principal causa de morte por câncer nas mulheres.
Representa 29,7% de todos os tumores malignos, sendo cerca de 3 vezes mais comum que o segundo colocado, o câncer de cólon e reto com 9,2%.
Estes dados são a estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA), para 2020 no Brasil.
Por conta da alta incidência do câncer de mama e pela sua taxa de mortalidade estar diretamente relacionada com o estadiamento da doença, quanto mais precoce é realizado o diagnóstico, maior a chance de cura, e por isso, é imprescindível que o câncer de mama seja diagnosticado em fase inicial, antes dos sintomas, a chamada fase pré-clínica.
Câncer de mama: mamografia ou ultrassonografia de mamas
O rastreamento recomendado pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) e pela Sociedade Brasileira de Mastologia entre outras sociedades, é a realização anual de mamografia para mulheres entre 40 anos e 74 anos.
Estas recomendações visam otimizar os recursos disponíveis, mas por outro lado deixam uma parcela da população descoberta para o rastreamento.
Mulheres com alto risco para câncer de mama, como nas portadoras de mutações no gene BRCA 1 e BRCA 2 devem realizar rastreamento com ressonância magnética além de uma ampla discussão dos prós e contra da retirada do tecido mamário profilaticamente, a chamada adenomastectomia.
A ultrassonografia de mamas pode complementar a mamografia em muitos aspectos, sendo as principais indicações:
- Mamografias inconclusivas;
- Na diferenciação de nódulos e cistos (a mamografia não diferencia nódulo de cisto);
- Mulheres com mamas acentuadamente densas, em que a mamografia tem baixa sensibilidade para o diagnóstico de câncer de mama;
- Mulheres abaixo de 40 anos, já que frequentemente as mamas são densas e para não expor as mulheres antes dos 40 anos à radiação da mamografia.
Se você tem idade para realizar a mamografia, sempre que possível realize a ultrassonografia de mamas após a realização da mamografia.
O médico que fizer o exame de mama deve avaliar a mamografia e na sequência realizar o exame de ultrassonografia das mamas.
Ultrassonografia de mamas e Dor mamária
Dor nas mamas é um sintoma muito comum e gera muita ansiedade, pois a mulher associa a dor com a possibilidade de câncer de mama.
Na maior parte das vezes os exames de ultrassonografia de mamas são normais ou encontram-se cistos.
A presença de dor nas mamas, que pode ou não estar associada a cistos é chamada de alterações fibrocísticas da mama, uma doença benigna e muito comum.
Quando o cisto apresentar grandes dimensões e determinar alterações na forma da mama, que incomode a mulher esteticamente ou que cause dor local de forte intensidade, é possível realizar a aspiração do cisto, guiada pela ultrassonografia de mamas.
Este procedimento não deve ser realizado em cistos comuns e assintomáticos.
Ultrassonografia de mamas e implantes mamários de silicone
A ultrassonografia de mamas é o exame ideal para a avaliação dos impantes mamários na rotina.
Implantes de silicone nas mamas são extremamente prevalentes e necessitam de acompanhamento pela possibilidade de rotura. As roturas podem ser intracapsulares ou extracapsulares.
Os implantes diminuem a capacidade da mamografia de detectar o câncer de mama e na mamografia é possível identificar somente a rotura extracapsular.
A ultrassonografia de mamas complementa a avaliação mamografica e o estudo dos implantes, já que a ultrassonografia tem a capacidade de diagnosticar a rotura intracapsular e a extracapsular.
Ultrassonografia de mamas para avaliação de mastites
Infecções nas mamas são chamadas de mastites e são mais frequentes durante a amamentação e nas mulheres tabagistas.
Na presença de um processo infeccioso é fundamental saber se existe um abscesso (coleção de pus) na mama, pois o tratamento muda na vigência de um abscesso.
A ultrassonografia de mamas é o exame de escolha para identificação de abcessos na mama, quando a mulher apresenta sinais de mastite.
Biópsias guiadas pela ultrassonografia de mamas
As biópsias de mama sempre que possível devem ser realizadas guiadas pela ultrassonografia de mamas.
A biópsia somente será guiada pela mamografia se o nódulo ou a área que precisa ser estudada não é visível pela ultrassonografia.
O que é BI-RADS?
BI-RADS é um acrônimo para Breast Imaging Reporting and Data System, ou seja, é uma sistematização internacional para a avaliação mamária pelos exames de imagem, incluindo a ultrassonografia de mamas, mamografia e ressonância magnética de mamas.
O BI-RADS possibilita a avaliação do risco de malignidade e qual conduta que deve ser adotada.
BI-RADS ultrassonográfico
- Bi-RADS US categoria 0: exame inconclusivo. Deverá ser feita alguma complementação.
- BI-RADS US categoria 1: exame normal;
- BI-RADS US categoria 2: achados benignos, como por exemplo cistos;
- BI-RADS US categoria 3: achados provavelmente benignos. Risco de câncer menos que 2%, como por exemplo fibroadenomas. Seguimento de 6 em 6 meses;
- BIRAS 4: achados suspeitos para câncer. Risco de malignidade entre 2 e 95%, sendo necessário realizar biópsia;
- BI-RADS 5: achados altamente suspeitos para câncer. Risco de malignidade maior que 95%, sendo necessário realizar biópsia;
- BI-RADS 6: câncer já confirmado por biópsia.
Preparo para o exame
Não há necessidade de preparo para o exame.
Diferentemente do exame de mamografia, os desodorantes podem ser utilizados normalmente pois não atrapalham a ultrassonografia.
Trazer exames anteriores, incluindo mamografia, ressonância magnética, biópsias e resultado anatomopatológico de cirurgia, se disponível.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre o ultrassom de mamas, agende seu exame exame com o Dr. Fernando Guastella, ginecologista e professor de ultrassonografia do CETRUS.
Você sabe o que é Ginecologia Integrativa?
Deixe sua pergunta nos comentários.
Saiba mais:
Endometriose: endometriose, cirurgia de endometriose, cólica menstrual, tratamento hormonal, tratamentos alternativos, ressonância magnética, sintomas, ultrassom transvaginal, especialista em endometriose e adenomiose.
Ultrassom: tireoide, abdome, carótidas.
Saúde: corrimento vaginal, laser, carboidratos, fibras, gorduras, pompoarismo, vaginismo, coronavírus e gravidez.
Referência bibliográficas
-
- Recomendações do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, da Sociedade Brasileira de Mastologia e da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia para o rastreamento do câncer de mama. http://www.scielo.br/pdf/rb/v50n4/pt_0100-3984-rb-50-04-0244.pdf;
-
- Estimativa de incidência de câncer no Brasil em 2020. https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files//media/document//estimativa-2020-incidencia-de-cancer-no-brasil.pdf;
-
- Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem. https://cbr.org.br;
-
- American College of Radiology. https://www.acr.org/.
Comentários:
Deixe seu comentário
Boa noite.
Um nódulo que está no grau 1, corre risco de vira câncer?
Não existe nódulo BI-RADS 1.
O BI-RADS 1 é exame normal. Seguimento na rotina anualmente.