Blog

DIU Kyleena: como funciona, vantagens e desvantagens

Diu Hormonal Kyleena

Neste texto vou apresentar o que é o DIU Kyleena, quais dispositivos intrauterinos hormonais existem no Brasil, diferenças em relação ao Mirena, mecanismo de ação, vantagens, desvantagens e perguntas frequentes.

Deseja Colocar o DIU ou consultar o preço em Sp?

kyleena

DIU significa dispositivo intrauterino, mas também pode ser chamado de sistema intrauterino (SIU). 

 

A maior parte dos DIUs apresentam formato de T e para serem considerados bem localizados devem ficar completamente dentro da cavidade uterina, ou seja, no endométrio.

O que é o DIU Kyleena

O  DIU Kyleena® é um novo DIU hormonal, em formato de T, que libera um hormônio, chamado levonorgestrel, um tipo de progesterona. O fabricante é a Bayer e a forma correta de pronúncia é cailina.

O que é DIU hormonal e quais existem no Brasil

DIU hormonal são dispositivos colocados no interior do útero, que liberam uma pequena quantidade de progesterona continuamente. No mundo existem diversos modelos, com tamanhos e doses diferentes.

 

No Brasil, existem dois tipos de DIUs hormonais, o DIU Kyleena e o DIU Mirena. Ambos apresentam uma duração de 5 anos no organismo.

Qual a diferença entre o Kyleena e o Mirena?

As diferenças entre os DIUs estão no tamanho e na quantidade de hormônio liberado, já que o hormônio liberado é o mesmo.

 

O DIU Kyleena é menor, mede 30 mm de comprimento, por 28 mm de largura e 1,55 mm de espessura.

 

O DIU Mirena mede 32 mm de comprimento, por 32 mm de largura e 1,90 mm de espessura.

 

A diferença de tamanho é importante para mulheres que nunca tiveram filhos e adolescentes.

 

Quando o útero é pequeno para o tamanho do DIU, a mulher pode sentir mais desconforto e cólica, além de um DIU grande facilitar a penetração de alguma haste dentro do miométrio e, desta forma, furando parcialmente o útero.

 

O DIU Kyleena apresenta em seu interior 19,5 mg de hormônio armazenado, enquanto o Mirena tem 52 mg de hormônio armazenado.

 

O DIU Mirena tem uma taxa de liberação de hormônio de 20 mcg por dia, enquanto o DIU Kyleena libera 17,5 mcg nos primeiros 24 dias após a sua inserção, caindo para 15,3 mcg após 60 dias.

 

Como o Kyleena libera menos hormônio por dia, as pacientes mais sensíveis a ação da progesterona, apresentam menos efeitos colaterais, sem redução na efetividade contraceptiva.

 

A eficácia de ambos é muito elevada e praticamente a mesma, com um índice de falha de 0,2% ao ano.

Diu Kyleena

 

Como o DIU Kyleena funciona

O Kyleena funciona liberando pequenas quantidades de hormônio todos os dias. Os principais mecanismos são:

  • Espessamento do muco presente no colo uterino, impedindo a entrada dos espermatozoides no útero;
  • Atrofia do endométrio, dificultando a implantação do embrião;
  • Processo inflamatório no endométrio, causado pela presença do DIU dentro do útero, semelhante ao que acontece no DIU de cobre.

O Kyleena, assim como o Mirena, não impede a ovulação.

Vantagens

  • DIU ideal para ser utilizado em adolescentes e mulheres com úteros pequenos;
  • Para a menstruação na maior parte das mulheres.
  • Melhora a cólica menstrual;
  • Apresentam um dos menores índices de falhas de todos os contraceptivos;
  • Não dependem da mulher para que funcione;
  • Prazo de validade de 5 anos;
  • Retorno imediato da fertilidade ao retirar o DIU;
  • Pode ser usado durante a amamentação;
  • Pode ser utilizado para mulheres com alto risco para trombose, diferentemente das pílulas anticoncepcionais combinadas.

Diu kyleena

Desvantagens

  • A colocação e remoção de qualquer DIU pode gerar desconforto;
  • Não está disponível na rede pública;
  • Sangramento imprevisível especialmente nos primeiros 6 meses após a colocação.
  • Algumas mulheres podem apresentar cefaleia e acne após colocação do DIU hormonal;
  • Embora raro, pode acontecer uma perfuração do útero;
  • O DIU pode ser expulso ou se deslocar, necessitando de controle médico.
  • Não protege contra infecções sexualmente transmissíveis (DSTs), como por exemplo o HIV (AIDS), sífilis e o HPV.

Contraindicações do DIU Kyleena

  • Gravidez;
  • Malformações no útero (motivo do ultrassom antes da inserção do DIU);
  • Infecção aguda no útero ou trompas;
  • Corrimento vaginal no dia da inserção;
  • Sangramento vaginal de causa desconhecida.
  • Infecção pós-parto ou aborto infectado nos últimos 3 meses;
  • Tumor maligno no colo do útero ou útero;
  • Tumores dependentes de progesterona;
  • Doenças hepáticas agudas ou tumores de fígado.

Como saber se o DIU hormonal está no lugar correto

Quando se coloca qualquer tipo de DIU, o médico deve cortar o fio distando 1,5 cm do colo uterino. Nos locais que não tem ultrassom, o médico deve encontrar o fio e avaliar se a distância continua a mesma.

 

O ultrassom transvaginal é considerado a melhor maneira de avaliar se o DIU está no lugar correto e pode ser utilizado anualmente durante o acompanhamento e idealmente após a primeira menstruação depois da inserção, pois é o momento mais comum para o deslocamento do DIU.

 

Caso o DIU não esteja no lugar correto, pode-se reposicionar o DIU com uma pinça, por histeroscopia, ou retirar o DIU e colocar outro.

Qual a melhor época para a colocação

A melhor época para a colocação e remoção é nos sete primeiros dias do ciclo menstrual, idealmente com a mulher menstruando, pois o colo uterino está mais aberto neste período.

Como colocar o DIU sem sentir dor

A melhor anestesia para a colocação do DIU segundo uma metanálise publicada em 2019 é um creme vaginal anestésico antes da inserção.

 

No consultório percebi grande melhora no desconforto das pacientes.

 

Nas mulheres que não querem sentir desconforto algum é possível a colocação do DIU Kyleena no centro cirúrgico, um procedimento rápido com duração de 5 minutos e realizado com sedação.

Qual o passo a passo para a colocação do DIU

  • Passo 1: consulta com avaliação de todas as questões ginecológicas e uma pequena aula de contracepção. Realização de um ultrassom transvaginal no próprio consultório, coleta de papanicolau e solicitação de exames. 
  • Passo 2: com o resultado dos exames, é agendado um retorno com a mulher menstruada para a colocação do DIU Kyleena, sendo realizado um ultrassom imediatamente após a inserção, para a verificação do posicionamento do DIU.
  • Passo 3: após a próxima menstruação a paciente tem direito a um retorno para a realização de outro ultrassom, pois o momento mais comum para o deslocamento do DIU é após a primeira menstruação (segurança em primeiro lugar).

Valor para colocar Kyleena em SP?

O valor para a inserção do DIU Kyleena ou de qualquer outro modelo no consultório é o mesmo. A diferença final é pelo custo do produto, pois os DIUs hormonais custam mais que os modelos de cobre.

 

Alguns convênios reembolsam o procedimento de inserção e o custo do DIU. Para saber mais entre em contato.

 

O preço médio para a compra do DIU Kyleena é de R$ 800 a R$1.000 reais. O valor final para a você colocar o DIU é o preço do produto, mais o valor cobrado pelos médicos para a inserção. 

 

Colocar o DIU

kyleena

 

Agora que você já sabe  um pouco sobre o DIU Kyleena, conheça o Dr. Fernando Guastella e agende uma consulta.

 

Médico ginecologista especialista em DIU Kyleena
Texto escrito por Dr. Fernando Guastella, ginecologista pela USP e especialista em ginecologia endócrina e anticoncepção.

 

Você sabe o que é ginecologia integrativa?

 

Referências bibliográficas

  1. Bula fornecida pelo fabricante do Sistema Intrauterino (SIU) Kyleena;
  2. Avaliação de diferentes medicamentos para redução da dor durante a inserção de dispositivos intrauterinos: uma revisão sistemática e uma metanálise. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30611553/;
  3. Esclarecimento do papel do SIU – LNG 13,5 mg Jaydess® e do SIU – LNG 19,5 mg Kyleena® como sistemas contraceptivos intrauterinos. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28675069/;
  4. Sistemas intra-uterinos liberadores de levonorgestrel como contraceptivos femininos. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29637798/.

Outros referências de sites em inglês

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on whatsapp

Cuide-se.
Tire todas as
suas dúvidas.

64 Comentários “DIU Kyleena: como funciona, vantagens e desvantagens

  1. Boa tarde Doutor!
    É possível engravidar com o Diu Kyllena?
    Após a colocação qual é o prazo para ter relações sem usar método contraceptivo e não correr o risco de engravidar?

    Obrigada

    1. A taxa de gestação com o DIU Kyleena é muito baixa, cerca de 0,29%, portanto, é possível engravidar. Nenhum método é 100% seguro. se você colocou o DIU menstruada, como recomendado, você já está protegida.

    1. Olá Sara. A dor é muito individual, mas a anestesia pode te ajudar. Converse com o seu ginecologista para fazer sob sedação, se você for muito sensível. 👍

  2. Ola, quero colocar o DIU kylena, nunca tive filhos. Gostaria de saber se ele incomoda no dia a dia? E na relaçao sexual? A diferença de hormonios para uma pilula anticoncepcional é muito grande? Quais efeitos que a pilula tem que o kylena tb pode ter (ex: dores de cabeça, perda da libido)

    1. Olá Gabriela. Não incomoda no dia a dia, nem na relação sexual, tem muito menos hormônio que na pílula e não afeta a libido, pois você continua ovulando.

  3. Olá Dr.
    Uso pílula a 10 anos ( desde adolescentes). E a pouco tempo atrás parei por 3 meses. A menstruação nesse período não desceu. Só normalizou depois que voltei a tomar. Fiz exames. E constou micropolicisto. Estou pensando em usar o kyleena. Seria adequado pra mim?

    1. É uma opção interessante para continuar prevenindo a gravidez e também protegendo o endométrio. É preciso que você procure fatores que estejam contribuindo para a sua menstruação não descer, para tratar a causa.

  4. ola…. coloquei o DIU Kyllena no dia 31/07… e no dia 10 /08 comecei com quadro de petéquias pelo meu corpo todo, o único procedimento que fiz foi esse e não sai da minha rotina.
    as petéquias podem estar relacionadas ao dispositivo?

    1. Olá Elaine, isso é pouco provável. Existem doenças hematológicas que podem causar as petéquias. Acho importante você fazer uma consulta com o médico da sua confiança.

  5. Olá Dr. é normal sentir cólicas medianas após a colocação do diu Kyleena? Coloquei tem 1semana, já fiz a ultra e está tudo certo, porém sinto cólicas todos os dias.. é normal até quanto tempo ?

  6. Coloquei o Diu kyleena dia 17/09 e estou com um sangramento pequeno tipo borra de café até hoje, não sinto cólica mas incomoda é bem chato, por quanto tempo esse sangramento pode persistir?

  7. Dr
    Há um tempo atrás coloquei o DIU Mirena e minha pele ficou destruída por aumento de oleosidade e espinhas, com o Diu Kyleena, o senhor possui algum relato a respeito desse assunto de pacientes que já colocaram?

    1. A resposta é individual e espinhas podem aparecer em torno de 7% das pacientes. Se você teve este efeito colateral com o Mirena, é provável que você tenha com o Kyleena.

  8. Olá Dr. Fernando, coloquei o DIU Kyleena no 4° dia da menstruação em 10/08/20, senti um desconforto por uma semana, o fluxo continuou médio por 3 dias após a colocação e posteriormente uma mucosa cor de rosa por alguns dias. Realizei a US dia 28/08, a minha menstruação adiantou esse mês mas não veio quase nada de sangramento. Sinto umas cólicas esporádicas mas nada de dor intensa. No começo da colocação sentia mais cólicas, tomava Buscopan e passava, hoje não sinto mais necessidade de tomar remédio. Li em seu artigo que uma das desvantagens são sangramento imprevisível especialmente nos primeiros 6 meses após a colocação. Estou adorando o DIU Kyleena e recomendo àquelas que se adequam ao método. Obrigada pela página, doutor!

  9. Eu sou aquela paciente sorteada pra ter o sangramento Irregular, gente do céu coloquei já tem mais de mês e esse sangramento “ pinga pinga” não para, já tomei até remédios e não resolve.
    Estou cogitando tirar já 😥
    Existe mais algo que eu possa fazer doutor ?

  10. Doutor, estou com o Kyleena faz duas semanas. US a colocação esta perfeita. No entanto o endometrio está com 4,4mm e o médico disse que o ideal seria estar com menos de 2 mm. Me receitou tomar Nactali por 20 dias. Preciso mesmo tomar? Não queria mais pílula na minha vida. Visto que ainda estou com certo corrimento não seria isso restos do endometrio sendo expulsos e com o tempo já ficar com os 2mm? Seria muito ruim se eu optar por não tomar o Nactali?

  11. Dr. O diu Kyleena pode ser uma boa opção para quem tem miomas e fortes cólicas menstruais?
    Estou usando ACO de uso contínuo, porém gostaria de mudar o método contraceptivo.

    1. Com certeza não é o melhor. Pílulas combinadas são muito melhores para combater o hiperandrogenismo. Consulte um ginecologista para discutir o seu caso.😉

  12. No dia 09 de setembro coloque o Kyleena. Senti cólica nos 2 primeiros dias, tudo ok. No dia 22 de setembro fiz uma US e verificamos que o DIU estava no lugar certinho. No dia 26 comecei a sentir uma cólica leve e um pouco de sangramento – já estava previsto a menstruação chegar nesse período. Contudo no decorrer do dia, a dor foi aumentando muito. Uma dor muito forte, que nunca tinha sentido antes. Tomei um buscopam composto e aliviou um pouco mais. Mas 2 dias depois a dor voltou, junto com um sangramento bem leve. Li que um dos principais momentos para o DIU sair do lugar é logo após a primeira menstruação. Recomenda que eu retorne ao médico?

  13. Dr., gostaria de tirar uma dúvida. Tenho 22 anos atualmente e tomei anticoncepcional dos 15 aos 21, ou seja, estou há um ano usando apenas preservativo. A questão é que, por incrível que pareça, notei que ao tirar o Yaz, minha libido diminuiu consideravelmente.
    Falei com a minha ginecologista que não queria mais ficar dependente apenas da camisinha e ela me recomendou o Kyleena (detalhe importante: tirei o Yaz por ter enxaquecas com aura).
    A minha dúvida é: levando em consideração que tive queda na libido após parar com a pílula, o senhor acha que com o Kyleena, ela vai voltar a subir um pouco novamente?
    Obrigada pela atenção!

    1. Não existe explicação orgânica para a sua libido ter diminuído, pois o nível com testosterona com a pílula é menor do que sem. Possivelmente o medo de engravidar, o fato de estar fazendo com camisinha, ou outros fatores em sua vida devem estra relacionados com a falta de libido. Faça uma reflexão.

  14. Bom dia Dr. no dia 23/09/20 coloquei DIU Kyleena no consultório mesmo. O procedimento todo não senti nada de dor, apenas senti um pequeno desconforto na hora que colocou ele, um desconforto comparado a um inicio de cólica menstrual, embora seja muito relativo de cada pessoa. Bom nos 3 primeiros dias que estava com ele minha menstruação estava pra acabar, mas até agora não parou um corrimento esta bem pouco, mas suja um absorvente diário, vou ficar com esse corrimento por muito tempo ? Pois não queria ficar dependente de absorvente diário. Por enquanto não deu pra ver se teve diferença na minha pele, a minha pele já é oleosa e no período de menstruação sempre saia uma espinha e outra. A dúvida q tenho é o prazo de adaptação é 6 meses, se após esse prazo continuar corrimento e tiver surgimento de espinha devo fazer a remoção do DIU.

    1. Depende de quanto isso estiver te incomodando. Se após os 6 meses iniciais continuar e para você estiver tudo bem, mantenha o DIU, se achar os sintomas muito incômodos retire. O DIU estará funcionando

  15. Coloquei o DIU Kyleena dia 14/09/2020 , 14 dias depois senti uma cólica muito forte e menstruei (eu acho), porém no outro dia (que não fiz exercícios) parou a menstruação, já no outro dia depois dos exercício voltou a menstruação e a cólica . Será que tem algo errado, ou é normal ?

  16. Li em algum canto da internet que os dius hormonais não perdem a eficácia caso tenham se deslocado, por conta do não impedimento da liberação dos hormônios, isso procede mesmo ou é só conversa fiada ?

    1. E eficácia acontece em parte pela ação hormonal e em parte pela localização dentro do útero. Não existem estudos com grande quantidade de pacientes com o DIU mal localizado, comparando com o DIU bem localizado. Se você estiver utilizando para evitar filhos, sugiro que reposicione ou coloque outro. Se você está na menopausa e faz terapia de reposição hormonal, OK.

  17. Boa tarde ! Fui diagnosticada com endometriose que acometeu uma pequena parte do intestino por fora …fui ao ginecologista e me passou Dienogeste porém tive diversos efeitos colaterais como muita dor e inchaço nos seios, fiquei deprimida e com umas cólicas enjoadas todos os dias! Fui novamente ao ginecologista que me falou da possibilidade de usar o diu ( no caso indicou o mirena) porém estou lendo a respeito e diz que pode causar enxaqueca e eu desde os 20 anos tive enxaquecas fortíssimas principalmente na TPM, mas tem 7 meses que não estou tendo muitas..um caso ou outro! Nunca pude tomar anticoncepcional porque provocavam em mim também fortes enxaquecas… Dr gostaria de saber se o diu Kylleena seria melhor pra resolver o meu problema de endometriose ( o ginecologista falou que o ideal era eu parar de sangrar) e se posso ser mais suscetível a ter enxaquecas ( por já ter tido durante muitos anos)?

    1. Existem poucas diferenças nos efeitos colaterais sistêmicos entre o DIU Mirena e o DIU Kyleena. Como a dose sistêmica é muito menor que as pílulas por via oral, pode ser uma boa opção para você.

  18. Bom dia, estou com interesse em colocar o DIU Kyleena pois nunca tomei anticoncepcionais e por isso não gostaria de colocar uma taxa maior de hormônio no meu corpo como o de mirena possui, o DIU kyleena é de cobertura de plano de saúde ? seria uma boa indicação para mim ou a quantidade de hormonios não afetaria tanto meu corpo ?

  19. Boa noite Dr coloquei o Diu Kyleena a 2 mês e estou sentindo alguns nódulos no meu pescoço e perto do ouvido e manchas vermelha na minha pele pode ter relação por ter colocado o dio Kyleena?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *