fbpx

Blog

Tudo sobre endometriose na cicatriz da cesárea

endometriose na cicatriz da cesárea

Endometriose na cicatriz da cesárea: sintomas, diagnóstico e tratamento

A endometriose na cicatriz da cesárea é uma doença pouco comum, acontecendo entre 0,03 e 0,45% das mulheres que fizeram uma cesárea.

 

O local mais comum do aparecimento da doença é na região lateral da cicatriz, mas também pode acontecer na região central e o tempo médio para o aparecimento dos sintomas após a cesárea é de 2 anos e meio.

 

Existem três tipos de endometriose que podem acontecer na parede abdominal, sendo que a endometriose na cicatriz da cesárea é uma das possibilidades da chamada endometriose de cicatriz cirúrgica.

Tipos de endometriose da parede abdominal

Endometriose de cicatriz cirúrgica

A endometriose de cicatriz cirúrgica pode acontecer após qualquer procedimento cirúrgico, como por exemplo após uma cesárea, histerectomia ou miomectomia, porém, a cirurgia que mais determina o aparecimento da doença é a cesárea.

 

A endometriose de cicatriz pode estar relacionada com outros focos de endometriose na pelve, motivo pelo qual a investigação deve ser realizada.

Sintomas

Os principais sintomas da endometriose na cicatriz da cesárea são:

  • Dor bem localizada em algum local na cicatriz da cesárea, principalmente durante as menstruações;
  • Presença de nódulo “caroço” palpável na cicatriz da cesárea.

Os sintomas citados acima são específicos para a endometriose na cicatriz da cesárea, porém outros sintomas podem estar associados quando existe endometriose em outros locais.

 

endometriose na cicatriz da cesárea

Sintomas de endometriose em outros locais:

  • Cólica no período menstrual;
  • Dor pélvica crônica;
  • Dor durante as relações sexuais;
  • Diarreia, constipação ou dor para evacuar durante o período menstrual;
  • Dor para urinar durante o período menstrual;
  • Infertilidade, independentemente de sintomas dolorosos;
  • Distensão abdominal;
  • Fadiga crônica.

Diagnóstico

O diagnóstico da endometriose na cicatriz da cesárea deve ser realizado pela história clínica típica e pelo exame físico.

 

A ultrassonografia de parede abdominal confirma o diagnóstico e auxilia no planejamento da cirurgia, fornecendo informações importantes, como quais camadas da parede abdominal estão acometidas e tamanho da lesão. 

 

O exame de ultrassom é realizado no próprio consultório, após o exame físico, já confirmando ou afastando a possibilidade de endometriose na cesárea.

 

Endometriose de cicatriz de cesárea
Endometriose na cicatriz da cesárea, identificada pela ultrassonografia de parede abdominal. O nódulo escuro é a endometriose.

 

O melhor exame para completar a investigação da endometriose na pelve é o  ultrassom transvaginal com preparo intestinal.

 

É importante que estes exames sejam realizado por um profissional especializado em endometriose.

Tratamento

O tratamento da endometriose na cicatriz da cesárea deve ser realizado com cirurgia.

 

Antes da cirurgia são necessários alguns cuidados, para que a retirada da doença seja completa, pois do contrário a doença pode voltar.

Cirurgias realizadas por profissionais não especializados e margens comprometidas são causas de recidiva da doença. Caso você apresente novamente a doença, será necessário um novo procedimento cirúrgico.

 

Embora não seja comum a associação com endometriose profunda, a cirurgia para endometriose profunda pode ser realizada juntamente com a cirurgia de endometriose na cicatriz da cesárea.

 

Se os sintomas da endometriose profunda estiverem bem controlados com o tratamento hormonal, apenas a endometriose na cicatriz da cesárea deve ser retirada e a laparoscopia para a endometriose não deve ser realizada.

 

A transformação maligna da endometriose na cicatriz da cesárea pode acontecer e deve ser suspeitada em lesões de crescimento rápido, lesões intramusculares e lesões que cheguem até o peritônio.

 

O diagnóstico diferencial da endometriose da cicatriz da cesárea é principalmente com granuloma e tumor desmoide.

 

Quando existir alguma suspeita para câncer, deve-se realizar biópsia da lesão, antes da cirurgia.

Endometriose umbilical

A endometriose umbilical é um tipo de endometriose de parede abdominal que acontece fora da pelve, na cicatriz do umbigo.

 

A endometriose umbilical é uma doença pouco comum, acontecendo em cerca de 0,2 a 4% das mulheres com endometriose. 

Não possui relação com cesárea, ou qualquer outra cirurgia prévia e em cerca de 26% das vezes é identificada outros focos de endometriose profunda na pelve, motivo pelo qual, é fundamental realizar a investigação completa da endometriose.

Endometriose na região inguinal

A endometriose da região inguinal é a forma mais rada das endometriose de parede abdominal.

 

Estas mulheres não apresentam na maior parte das vezes história prévia de cesárea ou qualquer outra cirurgia abdominal. 

 

O sintoma é dor cíclica na região inguinal associado a um nódulo palpável. 

 

Devido ao fato da endometriose comprometer os tecidos da região inguinal, quase sempre é necessária a colocação de tela, sendo importante a abordagem cirúrgica conjunta com um cirurgião geral. 

I

Gravidez e endometriose

Endometriose durante a gravidez é uma preocupação comum, e por isso, um questionamento frequente no consultório.

 

Evidências científicas demonstram que mulheres com endometriose apresentam um risco maior para abortamento, parto prematuro, bebê pequeno e placenta em posição baixa.

 

endometriose na cicatriz cesárea e gravidez

 

Embora estes riscos sejam aumentados é importante destacar que é mais provável que tudo dê certo ao longo da gestação. 

 

Mulheres com endometriose na cicatriz da cesárea não apresentam um risco maior para as complicações acima citadas.

 

Agora conheça o Dr. Fernando Guastella e agende sua consulta com um especialista.

médico ginecologista especialista em endometriose

Você sabe o que é ginecologia integrativa?

Saiba Mais:

Endometriose: adenomiose.

Ultrassom: tireoidemamasabdomecarótidas.

Saúde: corrimentolaser, carboidratosfibrasgorduraspompoarismovaginismocoronavírus e gravidez

Referências bibliográficas

  1. Endometriose na cicatriz da cesárea: apresentação de 198 casos e revisão de literatura. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30658623;
  2. Pesquisa Nacional de Endometriose Umbilical no Japão. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30965115;
  3. Aspectos clínicos e tratamento da endometriose inguinal: uma série de casos de 20 pacientes. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/31381248;
  4. Acurácia do ultrassom transvaginal versus ressonância magnética no diagnóstico da endometriose do retossigmóide: revisão sistemática e metanálise.https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30964888;
  5. Endometriose e complicações obstétricas: uma revisão sistemática e metanálise. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28874260.
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on whatsapp

Cuide-se.
Tire todas as
suas dúvidas.

71 Comentários “Tudo sobre endometriose na cicatriz da cesárea

  1. Melhor texto que já li sobre endometriose da cicatriz da cesárea.

    Só tenho uma dúvida, tenho endometriose na cicatriz da cesárea e sinto dor próximo ao período menstrual, o nódulo fica mais inchado e dolorido. Acontecendo uma gravidez, essa dor continuará ou muda a questão do sangue acumulado por conta da gestação?

    Ia fazer a cirurgia antes, mas a pandemia atrapalhou o plano.

    1. Olá Marcella. Durante a gestação geralmente a endometriose na cicatriz da cesárea para de doer, porém se crescer, vale a pena uma biópsia realizada por agulha fina na lesão, para afastar a possibilidade de transformação maligna, que embora raro, pode acontecer.

  2. Olá Dr. Fernando. Estou com um carocinho na cicatriz da Cesária. A Princípio pensei que fosse algum pêlo encravado, mais tá estranho, ele apareceu a cerca de dois dias e é muito dolorido. Noite passada não consegui dormir à noite com dor. Estou grávida de 24 semanas e 2 dias. Isso me preocupa. Eu nao sabia que existia a Endométriose de cicatriz. Obrigada pelo texto.

    1. Olá Tainara. Você é de São Paulo? Veja se você consegue fazer uma consulta comigo? Se não conseguir, faça uma avaliação com um GO na sua cidade, provavelmente ele vai investigar com um USG de parede abdominal e precisa acompanhar a taxa de crescimento. Não é frequente, mas se crescer muito ou invadir planos profundos, é importante biopsiar.
      Não recomendo operar durante a gravidez. É possível remover durante a sua cesárea, nesta gestação, caso a via de parto seja a cesárea novamente e se o médico entender previamente a extensão da doença e souber tratar. Um abraço e espero que de tudo certo!

  3. Tenho endometriose na cicatriz da cesária e vou precisar fazer a cirurgia. Se eu engravidar posso fazer essa cirurgia logo após o parto?

  4. Em maio de 2019 descobri a endometriose na cicatriz da cesárea, mas naquela época era um nódulo pequeno que crescia e diminuía no período menstrual e me causava dor . Nessa época estava fazendo exercícios físicos regularmente e seguindo uma dieta feita por nutricionista, então estava controlado. Quando chegou as férias e me descuidei, parei de me exercitar, comi errado e bebi bebidas alcoólicas; a endometriose piorou consideravelmente, ela triplicou de tamanho e passou a doer todos os dias. Em março de 2020 fui ao médico e comecei os exames pré operatórios, mas essa questão do Covid adiou minha cirurgia. Consegui fazer a cirurgia há uma semana (21 de julho), estou me sentindo como se tivesse tirado um tumor maligno de mim. Não me lembro de me sentir tão bem e tranquila. A endometriose me fazia sentir dor o dia todo, me deixava cansada, estressada e frustrada. Vou voltar a atividade física e a dieta e cuidar de mim. Desculpe o relato extenso, mas seu post foi a informação mais clara que vi na internet, e queria compartilhar minha experiência com outras mulheres . Muito obrigada pelas informações!

    1. Olá Soraia. O abortamento infelizmente é uma ocorrência muito comum. Até 30% das vezes que uma mulher engravida, pode ocorrer um abortamento espontâneo, geralmente bem no início da gravidez. Se você teve apenas 1 abortamento não precisa se preocupar, caso você já tenha outros episódios, recomenda-se investigar as causas.

    1. Olá Fernanda. Difícil dizer somente com o seu comentário. É preciso uma consulta com história clínica mais detalhada.

  5. Olá a dez ano atrás fisso um cesária agora de uns cinco anos pra cá apareceu um carroso na minha cicatriz e e com um dor horrível principalmente quendo mestruada já fisso uma indrovaginal e o médico desse que que e linha que meu organismo não obstrui mais agora lendo seu texto tenho toda certeza que minha e endometriose e difícil quando tá emflamada doe muito..

  6. Comecei a sentir uma dor do lado direito prox a minha cesarea , á 8 anos atras, eu acreditei ser pq tinha colocado DIU a pouco tempo, porém a dor goi aumentando a cada ano, porem esse ano eu tirei o DIU e a dor só piora, ela começa logo no inicio da menstruacao, mas fica mais forte quando acaba a menstruacao, persisitindo ate 10 dias após o fim da menstruacao( todos os meses), nqo consigo fazer nada q exija qlq constracao musculr na regiao, ppr exemplo:tossir,espirrar,levantar da cama,etc.
    Fiz varios ultrassons na semana passada o dr. Disse q nao estava constando nada no ultrassom.
    Nao aguento mais conviver c essa dor q só aumenta a cada dia!

  7. Comecei a sentir uma dor do lado direito prox a minha cesarea , á 8 anos atras, eu acreditei ser pq tinha colocado DIU a pouco tempo, porém a dor goi aumentando a cada ano, porem esse ano eu tirei o DIU e a dor só piora, ela começa logo no inicio da menstruacao, mas fica mais forte quando acaba a menstruacao, persisitindo ate 10 dias após o fim da menstruacao( todos os meses), nqo consigo fazer nada q exija qlq constracao musculr na regiao, ppr exemplo:tossir,espirrar,levantar da cama,etc.
    Fiz varios ultrassons na semana passada o dr. Disse q nao estava constando nada no ultrassom.
    Nao aguento mais conviver c essa dor q só aumenta a cada dia
    A minha cirurgia tem 15 anos.

  8. boa noite Doutor, eu á 3anos fui diognosticada com endometriose……tenho muitas dores em cima da cicatriz da cesariana….piora quando Ben a mestruçao ……já fui tirar um pòlipo endometrico……por favor……….ajude me …….

    1. Tente agendar uma consulta para eu poder te ajudar. O tratamento na maior parte das vezes, se confirmado o diagnóstico, será a cirurgia.

  9. Boa noite Doutor
    Tem 2mesex que faz uma cesária e depois que tirei os pontos na parte da barriga que fica caída sobre o corte eu sinto algo duro dentro que dói muito n posdo nem tocar arde queima muito tá só piorando as estrias no local estão inchadas .
    Fui ao médico me passou ultrassom e o médico viu uma passa mas n dá pra ver direito tá marcado pra fazer outra ultrassom .
    Oque pode ser dói de mais ?

  10. Doutor há 2 meses fiz uma cirurgia de endometriose retirada da minha cesária Mas ainda continuo sentindo dor é normal Tô muito triste com essa situação

  11. Olá Dr! Primeiro parabéns! e obrigada pela sua simplicidade e clareza em sua palavras.
    Fui ao médico e o diagnóstico foi endometriose na cesária, como tenho, 45 anos disse que eu poderia esperar a menopausa e aí na sentiria mais dores. Realmente diminuiu…notei que os exercícios e perda de peso diminuiu muito. Pretendo fazer a abdominoplastia seria uma boa para retirada do nódulo?

  12. Ola,faz 5 anos que fiz uma cesarea ,e abriu 2 pontos com alguns dias depois de operada,,e aonde abriu esses pontos tem 2 carrocinhos pequenos que as vezes sangra e fica dolorido quando estou mestruada so no primeiro dia e passa ,e depois nao sinto mais nada o que pode ser?

  13. Oi Doutor tive meu primeiro filho via cesárea tem 5 anos e meio. Desde dezembro do ano passado venho sentindo um “caroço” na cicatriz da cesárea fui a ginecologista e ela pediu ultrassonografia deu que era endometriose na cicatriz da cesárea, veio a pandemia e acabei não operando. Minha dúvida é se tem que fazer tratamento também com hormônio, já que só tenho a endometriose na cicatriz da cesárea?

  14. Nossa o melhor artigo que já li!
    Vou tentar agendar consulta ! Tenho endometriose de parede abdominal pela cesária dói todos os meses e já estou me sentindo exausta com essa situação , tomo pílula por três meses e paro um mês para evitar alguns meses de dor, parei a pílula a 13 dias e não veio a menstruação, fiz teste de farmácia deu negativo e estou bem preocupada da ausência da menstruação ser alguma complicação da endometriose

  15. Doutor minha endometriose é na parede abdominal, tenho uma cesariana. Fiz uma ultrassom transvaginal e o médico disse qe por dentro não tem nada de endometriose, mais na parede abdominal tem, posso engravidar normal de novo ? Ou isso causa alguma infertilidade?

  16. Excelente explicação… Porém estou muito triste com a situação, tenho medo… Sinto dores há 4 meses no lado direito da cirurgia da cesária principalmente no período menstrual, mas nesse último mês ainda continuo sentindo dor e ela é constante, local fica sempre dolorido, me sinto cansada constantemente, desanimada, e agora muito preocupada com a cirurgia caso eu tenha que fazer, pq na minha cirurgia de cesária eu passei muito mal na verdade quase morri, qd consegui reagir no dia seguinte a cirurgia os médicos foram me avaliar e falaram que eu tive reação a anestesia… Então se precisar fazer cirurgia desse problema seria a mesma que se usa na cesária?

  17. Excelente explicação .. minha situação è dolorosa tenho 3 cesariana última foi feita a 7anos atrás. E a 2 anos tenho tido muitas dores intensas mais muito forte mesmo, no meu lado direito por baixo da bexiga , uma semana antes da menstruação aparecer ele começa a doer muito me estabiliza totalmente . Até o período aparecer .fico praticamente sem dor apenas uma semana no mês… vivo com essa dor muito desconfortável a 2 anos .ja fiz tds os exames
    Os médicos dizem que è provavelmente eu ter endometriose . Dizem mais sem certeza
    As vezes ja me sinto muito fraca com essa dor tão intensa .. recomendaram me tomar as pílulas durante 3 meses sem parar . Mais ver até Fevereiro do próximo ano .. estou cansada com essas dores passo mal as vezes nem andar direito consigo .. diz alguma coisa doutor .. eu vivio na Holanda e os medicos as vezes são poucos lentos sorry já não aguento mais????
    Nesse momento escrevo com dores intensas no meu lado direito da bexiga e dentro da cesariana como sempree minha vida está assim vivo de muitas dores a 2 anos antes do período menstrual ???

  18. Olá…tenho 38 anos uma filha de quase 8 anos e a 1ano comecei a sentir essas tal dores nun caroço do lado direito da minha cesária.. descobrindo ser endometriose…sentia dores ao tocar…depois dores no período menstrual…e agora dores quase que sempre ..essa semana tô bem mal… cansada, indisposição .. estressada..a algum tempo venho tentando o segundo filho…mais descobri problemas de baixa produção de espermatozóides no meu marido? que está em tratamento…penso eu que se eu engravidasse logo fazer essa cirurgia de retirada da endometriose…mais se continuar assim eu vou marcar pra remover pq tem me incomodado muito esses últimos dias..tenho medo de ficar esperando e virar coisa ruim e tbm ele tá maior e a dor tem aumentado bastante..????

  19. Boa Noite! Dr. Fernando
    A três dias venho apresentando dores constante na barriga porém aonde dói mais é na região do abdômen lado esquerdo, cólica e inchaço do lado esquerdo próximo ao umbigo. Fiz uma cesaria, dia 21 completa 5 meses e nunca fiquei assim, porem desses dias pra ca estou assim e eu ainda não estou menstruando. Será que poderia me dar uma luz rsrs já estou bastante preocupada, e não é gravidez. Deus me livre rsrsrs
    Obs: Estou para marcar uma consulta aqui onde moro porem ainda critico para encontrar um profissional bom.
    Aguardo sua resposta! Grata!

  20. Oi doutor fiz uma cesariana a 6 anos de uns 3 mês pra cá sinto dor e formou um caroço bem duro por dentro será que é endometriose ainda não procurei um médico

  21. Oi doutor, faz dois anos que fiz a retirada de um endometrioma de parede abdominal ao lado da Cesária. Gostaria de saber se é possível voltar, pois estou sentindo as mesmas dores “pontadas no mesmo local. Existe um período para fazer acompanhamento?

  22. Dr. tenho uma filha de 4 anos. Na gestação dela descobri que tenho útero bicorno, mas isso não impediu que minha gestação fosse tranquila. Fui até 39 semanas. Ela nasceu em 2016. Em 2018 comecei a sentir um caroço do lado esquerdo, abaixo do umbigo, na parede abdominal, mas achei ser uma hérnia, pois à época estava fazendo academia e pegando mto peso. Doía pouco e não me preocupei. Em 2019 engravidei duas vezes, e nas duas eu abortei com 7 semanas. Os abortos foram retido e ambos duraram 3 semanas ( embrião morto por 3 semanas dentro de mim e eu achando estar td ok) . Segundo minha médica foi devido ao útero bicorno. Após o segundo aborto comecei a tomar anticoncepcional, mas após 6 meses de uso uma dor intensa me perseguiu por mais de 15 dias, e era justamente no tal caroço. Resolvi então ir ao médico, fiz US e fui diagnosticada com um nódulo na parede abdominal, onde minha médica disse ser endometriose de cicatriz da cesárea. Segundo ela tinha q continuar tomando anticoncepcional por dois motivos: diminuir o fluxo sanguíneo e n inflamar meu nódulo para eu n sentir dor; e p não engravidar q minha gravidez foi sorte e minha filha ter nascido saudável de 39 semanas foi um milagre. Só q eu no mês seguinte à consulta parei de tomar o anticoncepcional e já tem 5 meses que não sinto dor. Dói um pouco antes da menstruação descer e dps para. Tenho cuidado da alimentação tb. Minha pergunta é: Esse nódulo me impede de engravida novamente?

  23. Boa noite Dr. Fernando
    Obrigada pelo seu texto e pelas suas palavras tão claras.
    Fui operada a um nódulo de endometriose na cicatriz da cesariana em fevereiro de 2020. Engravidei em Outubro de 2020. Neste momento estou grávida de 11 semanas. De vez em quando sinto umas pontadas ou um ardor persistente no sitio da cicatriz da cesariana. Fico preocupada, tenho receio que algo não tenha ficado bem e que interfira na gravidez. É normal este desconforto/dor e este ardor no sitio da cicatriz?
    Muito obrigada

  24. Muito obrigada pela clareza na explicação e por compartilhado conosco essas informações. Fiz uma cesárea a 6 anos atrás e passado os anos, fui diagnosticada com endometriose na cicatriz da cesárea. O problema é que não posso passar por cirurgia nenhuma pq não posso tomar anestesia e sou alérgica a todos os tipos de anticoncepcionais. Existe algum tratamento que eu possa fazer para diminuir a dor? Está ficando cada vez mais forte. Obrigada ??

    1. Preciso estudar o seu caso e entender o tipo de “alergia” que você tem da anestesia. Mas seguramente tem uma anestesia que você pode tomar.

  25. OLÁ DR.
    OTIMO POST SUPER ENTENDI AGORA ESTOU COM O DIAGNOSTICOS PARECIDO PENA QUE SOU DE SANTA CATARINA TEM INDICAÇÃO DE ESPECILISTA NESSA AREA NESTA REGIÃO DO VALE DO ITAJAI. SOU DE INDAIAL PROXIMO DE BLUMENAU.

  26. Como eu sei se tenho essa endometriose na cicatriz da cesárea??
    Pq fiz uma cesarea há 6 meses
    E no canto do lado direito ficou alterado eu achei que era algum ponto estourado
    O médico pediu ultrassom de parede abdominal
    E disse que é uma ingua
    [16/12 00:44] Andréia: Para eu ficar sossegada
    Mas dói, é feio e eu fico estressada com essa espessura alta na minha cirurgia

  27. Olá dr. ótimo artigo sobre a doença…Parabéns Meu endometrioma de parede apareceu a uns dois anos, fui diagnosticada e minha médica me receitou o Pietra de lá pra cá nunca parei de tomar, mas se eu paro ou esqueço por um tempo percebo que já começa a doer. Entrei no artigo porque ontem tive a impressão ao toque que apareceu mais um nódulo menor e a baixo do que eu já tenho levei um susto, não operei do primeiro nódulo por medo pois já tenho duas cesárias mas minha médica me deu como opção a cirurgia ou disse que poderia sumir com o remédio o que não aconteceu, agora mais um. Estou desesperada pois ela disse que não haveria possibilidades de se tornar um câncer, o que esse artigo não confirma e agora estou a dois anos com a doença ?

    1. A endometriose na cicatriz da cesárea na maior parte das vezes é melhor ser operada enquanto é pequena. A chance de transformação maligna é baixa, mas não é nula.

  28. Boa noite Dr.! Tenho endometriose na cicatriz da cesária e fazendo um ultrassom descobri uma hérnia bem próxima ao foco da endometriose. Você faz cirurgia para a retirada do foco e da hérnia também?

  29. Olá Doutor, ganhei bebê de parto cesária a dois meses e desde o primeiro dia senti um caroço a minha barriga extremamente dolorido, é bem acima da cicatriz e visível, já fiz 4 ultra-som de parede de estômago e transvaginal e não consta nada, não sei mais o que fazer, estou preocupada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *