Endometriose umbilical: dos sintomas ao tratamento

Postado em: 27/04/2020

Este texto explica sintomas da endometriose umbilical, causas, diagnóstico e como é o tratamento.

Endometriose‌ ‌umbilical:‌ ‌o‌ ‌que‌ ‌é,‌ ‌sintomas,‌ ‌diagnóstico‌ ‌e‌ ‌tratamento‌ ‌

endometriose umbilical é um tipo de endometriose que acontece fora da pelve, na cicatriz do umbigo, também conhecida como endometriose cutânea.

A endometriose umbilical é uma doença pouco comum, acontecendo em cerca de 0,2 a 4% das mulheres com endometriose. 

Geralmente não possui relação com cirurgias prévias e em cerca de 26% das vezes, se identifica endometriose profunda associada, motivo pelo qual é fundamental realizar a investigação completa da endometriose. 

Endometriose é uma doença caracterizada pela presença de células do endométrio fora do útero e acomete cerca de 10% das mulheres durante o período reprodutivo, ou seja, durante o período em que as menstruações ocorrem.

Sintomas da endometriose umbilical

Os principais sintomas da endometriose umbilical são:

  • Saída de secreção ou sangue pelo umbigo durante as menstruações;
  • Presença de nódulo “caroço” na região umbilical;
  • Dor no umbigo.

Os sintomas acima são específicos para a endometriose umbilical, porém outros sintomas podem estar associados quando existe endometriose em outros locais.

Sintomas de endometriose em outros locais:

  • Cólica no período menstrual;
  • Dor pélvica crônica;
  • Dor durante as relações sexuais;
  • Diarreia, constipação ou dor para evacuar durante o período menstrual (endometriose no intestino);
  • Dor para urinar durante o período menstrual (endometriose na bexiga);
  • Infertilidade, independentemente de sintomas dolorosos;
  • Distensão abdominal;
  • Fadiga crônica.

Diagnóstico

O diagnóstico da endometriose umbilical deve ser realizado pela história clínica típica e pelo exame físico.

O ultrassom de parede abdominal confirma o diagnóstico e auxilia no planejamento da cirurgia, fornecendo informações referentes a profundidade, estruturas acometidas e tamanho.  Este exame é realizado no próprio consultório, após o exame físico.

endometriose umbilical
Exemplos de endometriose umbilical percebidas durante o exame físico. Fonte: SANTOS FILHO, PAULO VICENTE DOS, SANTOS, MARCELO PROTÁSIO DOS, CASTRO, SAMANTA, & MELO, VALDINALDO ARAGÃO DE. (2018). Endometriose umbilical primária. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, 45(3), e1746. Epub June 21, 2018.https://doi.org/10.1590/0100-6991e-20181746.

O melhor exames para completar a investigação da endometriose é o ultrassom transvaginal com preparo intestinal.

É importante que o exame seja realizado por médico especialista no diagnóstico da endometriose.

Tratamento da endometriose no umbigo

O tratamento da endometriose umbilical deve ser realizado com cirurgia.

A cirurgia para endometriose no umbigo necessita de alguns cuidados, para que a retirada da doença seja completa.

  • Margem cirúrgica livre;
  • Técnica cirúrgica para reconstrução umbilical;
  • Médico especialista em endometriose.

Cirurgias realizadas por profissionais inexperientes e margens comprometidas representam causas de recidiva da doença.

Na presença de recidiva, será necessária uma cirurgia.

Caso existam focos de endometriose profunda na pelve, a cirurgia minimamente invasiva deve ser realizada juntamente com a cirurgia de endometriose umbilical.

A indicação de laparoscopia ou cirurgia robótica para os focos de endometriose profunda, será determinada pela presença de sintomas e estadiamento da doença

A transformação maligna da endometriose umbilical pode acontecer, com incidência estimada entre 0,3 e 1%, devendo ser suspeitada em lesões de crescimento rápido.

O diagnóstico diferencial da endometriose umbilical é com hérnia umbilical,  granulonas, melanomas e neoplasias malignas avançadas, com metástases para o umbigo.

Quando existir alguma suspeita, deve-se realizar biópsia da lesão no umbigo, antes da cirurgia.

Tratamento hormonal para endometriose umbilical

O tratamento hormonal para a endometriose umbilical tem como único objetivo amenizar os sintomas, até que a cirurgia possa ser realizada.

O tratamento hormonal não reduz as dimensões do nódulo.

Assim como na endometriose profunda na pelve, a endometriose umbilical pode surgir e continuar crescendo, apesar da terapia hormonal.

Tipos de endometriose.

Existem outros tipos de endometriose que podem acontecer na parede abdominal como a endometriose na cicatriz da cesárea e a endometriose inguinal.

endometriose umbilical

Infertilidade e endometriose umbilical

A infertilidade está presente em cerca de 30-50% das mulheres com endometriose.

Infertilidade e Endometriose umbilical

Os mecanismos relacionados com a infertilidade são focos de endometriose nas trompas e ao processo inflamatório crônico da endometriose na pelve, dificultando a implantação do bebê no útero.

Nas mulheres com endometriose umbilical que não possuem endometriose na pelve, a fertilidade não está prejudicada na maior parte das vezes.

Na presença de infertilidade o casal deve ser avaliado simultaneamente e o tratamento vai depender da causa.

Gravidez e endometriose

Endometriose e gravidez é um questionamento frequente no consultório.

Evidências científicas demonstram que mulheres com endometriose apresentam um risco maior para abortamento, parto prematuro, bebê pequeno e placenta em posição baixa.

Embora estes riscos sejam aumentados é importante destacar que é mais provável que tudo dê certo ao longo da gestação.

Agora que já sabe um pouco sobre endometriose umbilical, conheça o  Dr. Fernando Guastella e agende sua consulta com um especialista.


Saiba Mais

Endometrioseendometriose no ovárioendometriose no intestinoendometriose na bexigaadenomiose.

Ultrassom: tireoidemamasabdomecarótidas.

Ginecologia:Especialista em endometriose, Tratamento para mioma uterino, Adenomiose, Endometriose no ovário, Endometriose no ligamento uterossacro, Endometriose no intestino, Endometriose umbilical, Endometriose na bexiga, Endometriose na adolescência, Dor no coccix pode ser endometriose, Alimentação e Endometriose, Endometriose‌ ‌no‌ ‌diafragma, Ginecologista Especialista em Adenomiose, Ginecologista Especialista em Mioma, Ovários‌ ‌policísticos, Endometrioma, Endometriose no nervo ciático, Cirurgia de endometriose, Tudo sobre endometriose na cicatriz da cesárea, CorrimentoLaser, Carboidratos, Fibras, Gorduras, Pompoarismo, Vaginismo, Coronavírus e gravidez, Teratoma no ovário, Histerectomia, Histerectomia Robótica, Intestino preso após cirurgia, Pílula anticoncepcional, efeitos da pílula anticoncepcional, Lubrificação da vagina, DIU de cobre, Terapia de reposição hormonal, Pólipo Endometrial, Miomectomia: tipos de cirurgia e recuperação, Radiofrequência para tratamento dos miomas, Mioma, mioma atípico e sarcoma uterino, HPV, Prolapso dos órgãos pélvicos, Prolapso Uterino, Histerectomia Robótica, Espessamento endometrial, histerossonossalpingografia (HyCoSy), Sangramento na menopausa, Histeroscopia diagnóstica e cirúrgica, Especialista em vaginismo, Miomectomia robótica, Embolização de Miomas, Comparação entre radiofrequência e embolização de miomas, Especialista em Incontinência Urinária Feminina, Câncer ginecológico e Câncer intestinal, Melhores tratamentos para incontinência urinária, Especialista em Incontinência Urinária Feminina, Pólipos endometriais: como deve ser o tratamento, Como fazer o pompoarismo corretamente, Orgasmo feminino.

Referências bibliográfica

    1. Pesquisa Nacional de Endometriose Umbilical no Japão. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30965115;

    1. Endometriose na cicatriz da cesariana: apresentação de 198 casos e revisão de literatura. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30658623;

    1. Aspectos clínicos e tratamento da endometriose inguinal: uma série de casos de 20 pacientes. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/31381248;

    1. Acurácia do ultrassom transvaginal versus ressonância magnética no diagnóstico da endometriose do retossigmóide: revisão sistemática e metanálise.https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30964888;

    1. Endometriose e complicações obstétricas: uma revisão sistemática e metanálise. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28874260.


Comentários:

  1. Taina disse:

    Doutor, sinto uma dor fina no umbigo e ele sangra bem pouquinho, quando eu faço xixi, doi da vagina ao umbigo, agora eu tô sentindo uma dorzinha no umbigo quando ando.

  2. Maiqueli Pimenta disse:

    Dr. Sinto uma dor forte no umbigo no período menstrual. Começou essa dor tem uns 5 mêses e todo mês fica doendo. Agora percebi um caroço que não pode nem pegar e está doendo direto mesmo fora do período da menstruação. E toda vez que o umbigo está doendo minha barriga fica e inchada.

  3. Geisiane disse:

    A endometriose umbilical pode ser confundida com uma simples inflamação, com uma avaliação clínica “superficial”? O diagnóstico só pode ser confirmado através de exames específicos, ou apenas por meio de uma avaliação é possível distinguir, mesmo que apresente vários sintomas da endometriose?

    • Avatar photo Dr Fernando Guastella disse:

      A suspeita e diagnóstico podem ser feitas já na primeira consulta, porém é importante a investigação complementar de outros focos de endometriose.

  4. Elizabeth disse:

    Dr.tenho um caroço no umbigo e agora está doendo muito antes. Era só na menstruação mas agora é como estivesse inflamada o lado do umbigo muito dolorido .e muitas fisgadas e nem consigo usar calça pois dói muito

  5. Mairiane disse:

    Oi, tenho endometriose umbilical, por causa da pandemia não posso operar ainda ,posso tomar anticoncepcional direto para não menstruar e assim não acontecer o sangramento no umbigo?

  6. Luciene barbosa dos Santos disse:

    Doutor ,tenho endometriose umbical à7 meses .fiz os exames descobrí que estou com focos no útero e devido meu casamento ser nesse mês eo valor da cirurgia ser muito alto nao consigo . tem possibilidade de uma gravidez complicada nesse meio tempo? Se não evitar?

  7. Jessica Silva de Souza de Lima disse:

    Descobri a endometriose umbilical a cerca de 3 anos, mas já tinha a lesão a mais tempo. A dois anos fiz cirurgia ambulatórial para confirmar através de biopsia. A um ano fiz laqueadura e a partir daí piorou muito agora sangra bastante durante a menstruação e a dor na região é constante sem falar nas bolinhas que tem aumento.Aguardo cirurgia pelo SUS. Teria algo para tomar para aliviaros sintomas?

    • Avatar photo Dr Fernando Guastella disse:

      Olá Jéssica. Não podemos receitar nada para você sem examinar e avaliar se você não tem nenhuma contraindicação para a medicação

  8. Antonia Marta disse:

    Tenho suspeita de endometriose umbilical,mas não fiz exames.
    Mas TD final de menstruação o umbigo inflama e sangra as bolhas.. sinto cólicase enjôo.
    O que fazer Dr?

  9. Ilma disse:

    Sinto muita dor no umbigo quando estou menstruada ,ele fica vermelho dolorido antes ou durante todo período.

  10. Andrea Pires de Morais Silva disse:

    Boa Noite Doutor tenho Endometriose Profunda no reto de 8 cm já fiz uma cirurgia de Endometrioma a dois anos retirei o Endometrioma do ovario esquerdo de 5 cm agora estou com muita dor na região do umbigo fiz uma ultrassom com preparo intestinal o resultado deu que tem um nódulo na região umbilical

  11. Avatar photo Dr Fernando Guastella disse:

    ?

  12. LUZIMAR TADEU DOS SANTOS disse:

    Olá Dr: tenho fortes dores no umbigo quando estou menstruada. É tenho um desconforto muito grande as idas ao banheiro com fazer xixi, e evacuar, no meu umbigo têm uma bolinha aveludada escura que é só eu ficar menstruada que meu umbigo doi muito quê pode ser ? Estou tendo já há dois messes de cheiro forte na minha menstruação cheiro de podre. O que eu devo fazer !

  13. Rafaela disse:

    Olá Dr: eu tô com a minha menstruação atrasada já tem 2 meses fiz o teste de farmácia e da negativo meu umbigo sangra um pouco fica desconfortável .. e bem estranho

  14. Stefany cristina arruda da silva disse:

    Boa noite tô com 2 bolinhas que apareceram no meu umbigo e ele fica dolorido com a menstruação pode ser endometriose
    As bolinhas parecem verrugas com a chegada da menstruação elas ficam pretas

  15. Stefany cristina arruda da silva disse:

    Doutor tô com endometriose umbilical e queria muito engravidar será ki tem algum problema

  16. Carla Cristina Santiago de Barros disse:

    Olá doutor tenho endometriose a 11 anos fico na bexiga e intestino e agora sinto dor no umbigo será que estou com foco lá tbm.

Deixe seu comentário