fbpx

Blog

Especialista em Fisioterapia Pélvica

Entenda a importância de realizar o tratamento e a prevenção de algumas doenças ginecológicas, com um profissional especialista em fisioterapia pélvica.

 

Este texto explica os principais momentos da vida que a mulher deve realizar fisioterapia pélvica, como funciona o tratamento, quais equipamentos podem ser utilizados e a importância do profissional especialista.

O que é a Fisioterapia pélvica?

A Fisioterapia pélvica é uma área específica da Fisioterapia, que tem como objetivo avaliar, tratar e prevenir doenças que afetam o trato urinário e o assoalho pélvico, de mulheres, homens e crianças.

 

É uma especialidade muito importante, em especial para as mulheres, devido a questões anatômicas, a gestação e ao parto, que aumentam o risco do desenvolvimento de algumas disfunções, e por isso, alguns especialistas recomendam a fisioterapia e ou os exercícios de pompoarismo para todas as fases da vida.

Como funciona a fisioterapia pélvica?  

O fisioterapeuta especialista em uroginecologia é o único profissional que possui conhecimento e habilidades técnicas para o tratamento dos distúrbios do assoalho pélvico.

 

A Sociedade Internacional de Continência (ICS) recomenda a Fisioterapia Pélvica como a primeira linha de tratamento para muitas disfunções do assoalho pélvico.

 

O acompanhamento por um especialista pode indicar de forma precisa a frequência, a força, e o tipo de contração a ser realizada nos exercícios, acompanhar a evolução e trabalhar com diferentes tipos de equipamentos que podem ser utilizados para cada mulher.

 

A consulta em fisioterapia pélvica engloba:

  • Avaliação;
  • Diagnóstico;
  • Prevenção;
  • Tratamento de disfunções.

Para que serve a fisioterapia pélvica?  

A Fisioterapia pélvica é uma especialidade que avalia, trata e previne as disfunções do assoalho pélvico.

 

O assoalho pélvico é um conjunto de músculos, ligamentos e fáscias que tem a função de sustentar alguns órgãos como bexiga, útero, intestino e tudo que se localiza na região baixa do abdome, relacionado com a função de continência e sexual. 

 

A Fisioterapia Pélvica é uma das melhores opções de tratamento nas áreas de urologia, ginecologia, coloproctologia, disfunções sexuais (vaginismo, dispareunia, anorgasmia), obstetrícia, endometriose, pós-operatória de cirurgias, entre outras indicações.

 

Essa área da Fisioterapia é muito importante para a saúde da mulher, do homem e crianças, auxiliando de forma direta no tratamento de quem apresenta alguma disfunção.

Quais equipamentos são utilizados?  

Com o avanço da tecnologia em saúde surgiram diversos aparelhos que auxiliam no diagnóstico e no tratamento das doenças, na fisioterapia pélvica esse contexto não é diferente.

 

A utilização de cada um dos aparelhos, respeita a especificidade de cada indivíduo, ou seja, não existe um protocolo igual que irá ser aplicado em todas as pessoal, existe uma avaliação individual que irá demonstrar a necessidade ou não da utilização de cada aparelho.

 

Alguns dos equipamentos de avaliação e diagnóstico são:  

Eletroestimulador

Este equipamento serve para auxiliar no trabalho dos músculos do assoalho pélvico, a sua utilização é indicada principalmente em pós-operatórios, incontinência urinária e fecal.

 

Por meio de uma sonda que é instalada no canal vaginal ou anal, o fisioterapeuta irá controlar o envio de pequenos impulsos elétricos, que irão auxiliar os músculos a obterem uma contração efetiva.

Dispositivos de Biofeedback

O dispositivo de Biofeedback é utilizado principalmente nas mulheres com dispareunia, vaginismo entre outras. Estes dispositivos têm como objetivo principal analisar a atividade elétrica do musculo, pois é possível obter o resultado do esforço dos músculos do assoalho pélvico em tempo real.

Eletromiógrafo

Através de eletrodos que são posicionados no assoalho pélvico e um aparelho de medição automática, é possível captar os impulsos elétricos que o músculo gera, e assim, concluir se o musculo está ativo, aferindo a intensidade da ativação e a capacidade de manutenção da contração.

Ultrassom

Por meio deste aparelho que gera ondas mecânicas, é possível avaliar as estruturas da região pélvica, incluindo a integridade dos músculos, fáscias e quantificando os prolapsos.

 

A ultrassonografia 3D do assoalho pélvico deve ser realizada por um médico especialista e contribui muito para o entendimento das alterações anatômicas do assoalho pélvico.

Dinâmometro Perineal

O objetivo deste aparelho é verificar a força dos músculos do assoalho pélvico. Ele verifica a forca dos músculos da paciente por meio de uma sonda com a realização de exercícios.

 

Algumas disfunções estão relacionadas com diminuição de força, como a incontinência urinária e fecal.

Perineômetro

Este equipamento verifica a força dos músculos do assoalho pélvico, por meio de uma pressão. Ele tem a capacidade de verificar a intensidade de contração da paciente. Ele também é realizado por meio da inserção de uma sonda no canal vaginal, que é inflada até uma determinada medida.

Os principais benefícios da fisioterapia pélvica para mulheres.  

Autoconhecimento

As sessões realizadas por um especialista em fisioterapia pélvica fazem a mulher entender mais sobre o seu corpo, garantindo assim autonomia corporal.

Evita doenças

A fisioterapia pélvica por meio de alguns exercícios tem a capacidade de evitar algumas doenças, principalmente a incontinência urinária, cistocele (bexiga caída) e o prolapso uterino. Portanto sempre consulte uma especialista em fisioterapia pélvica.

Disfunções Sexuais

Algumas pessoas acreditam de forma errada que não existe tratamento para as disfunções sexuais.

 

O diagnóstico e tratamento realizado em conjunto entre o ginecologista e a fisioterapeuta especialista, é possível curar estas disfunções, sendo as mais prevalentes o vaginismo e a anorgasmia.

Endometriose

Muitas mulheres passaram realizar fisioterapia pélvica após o diagnóstico de endometriose, melhorando a dor pélvica crônica decorrente das contraturas da musculatura.

 

A fisioterapia pode começar durante o tratamento hormonal e ou após a cirurgia para endometriose.

Gravidez

Os exercícios ajudam a preparar o corpo da mulher para o momento do parto.

 

A fisioterapia pélvica também é indicada para prevenir o aparecimento da incontinência urinária no pós-parto, diminuir dores lombares e pélvicas, redução de inchaço, relaxamento muscular e melhora na respiração.

Pós-parto

Nesta fase a fisioterapia tem um papel importante para reeducação do corpo da mulher, pois durante a gestação o corpo passou por diversas modificações, em especial os músculos do períneo principalmente nos partos vaginais.

Anorgasmia

Anorgasmia é uma condição temporária, ou seja, ela não é permanente.

 

A fisioterapia pélvica é uma grande aliada para o combate dessa condição, pois ela tem a capacidade de manter a qualidade do assoalho pélvico por meio de exercícios além de ofertar mais autonomia corporal para a mulher.

Vaginismo

O vaginismo é a dor na entrada da vagina durante as relações sexuais. O vaginismo pode dificultar e até impossibilitar a penetração.

 

A boa notícia é que o tratamento com fisioterapia pélvica consegue curar esta condição.

 

Especialista em Fisioterapia Pélvica

 

Agora que você já um pouco mais sobre a especialidade em Fisioterapia Pélvica, agende uma consulta.

 

Saiba Mais

Ginecologia:

Especialista em endometriose 

Tratamento para mioma uterino

Adenomiose

Endometriose no ovário 

Endometriose no ligamento uterossacro

Endometriose no intestino

Endometriose umbilical

Endometriose na bexiga

Endometriose na adolescência

Dor no coccix pode ser endometriose

Alimentação e Endometriose

Endometriose‌ ‌no‌ ‌diafragma

Ginecologista Especialista em Adenomiose

Ginecologista Especialista em Mioma

Ovários‌ ‌policísticos

Endometrioma

Endometriose no nervo ciático

Cirurgia de endometriose

Tudo sobre endometriose na cicatriz da cesárea

Corrimento

 Laser

Carboidratos

Fibras

Gorduras

Pompoarismo

Vaginismo

Coronavírus e gravidez

Teratoma no ovário

Histerectomia

Histerectomia Robótica

Intestino preso após cirurgia

Pílula anticoncepcional

efeitos da pílula anticoncepcional

Lubrificação da vagina

DIU de cobre

Terapia de reposição hormonal

Pólipo Endometrial

Miomectomia: tipos de cirurgia e recuperação

Radiofrequência para tratamento dos miomas

Mioma, mioma atípico e sarcoma uterino

HPV

Prolapso dos órgãos pélvicos

Prolapso Uterino

Histerectomia Robótica

Espessamento endometrial

histerossonossalpingografia (HyCoSy)

Sangramento na menopausa

Histeroscopia diagnóstica e cirúrgica

Especialista em vaginismo

Miomectomia robótica

Embolização de Miomas

Comparação entre radiofrequência e embolização de miomas

Especialista em Incontinência Urinária Feminina

Câncer ginecológico e Câncer intestinal

Melhores tratamentos para incontinência urinária

Especialista em Incontinência Urinária Feminina

Pólipos endometriais: como deve ser o tratamento

Como fazer o pompoarismo corretamente

Orgasmo feminino

Ultrassom: tireoidemamasabdomecarótidas.

 
 
 
 
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on whatsapp

Cuide-se.
Tire todas as
suas dúvidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *