Miomectomia robótica: o que é, vantagens, desvantagens e recuperação
Postado em: 07/02/2022
Este texto explica quando realizar a miomectomia robótica, o que é miomectomia robótica, indicações, vantagens, desvantagens, como é a recuperação e o tempo para engravidar
A miomectomia robótica é a técnica que tem ganhado mais destaque para o tratamento dos miomas uterinos.
A cirurgia robótica tem sido cada vez mais empregada em diferentes áreas da medicina e quanto maior a complexidade da cirurgia, maior é o benefício do método.
As principais cirurgias realizadas pela via robótica em ginecologia são a miomectomia, cirurgia para endometriose, histerectomia e a sacrocolpopexia.
O que é miomectomia
Miomectomia é a cirurgia para a retirada dos miomas uterinos, preservando o útero.
O objetivo da miomectomia é a retirada de todos os miomas, ou de todos os miomas possíveis de serem retirados, preservando o útero e a capacidade reprodutiva da mulher.
A miomectomia pode ser realizada por 4 técnicas diferentes, dependendo da localização dos miomas, quantidade e do tamanho do útero:
- Cirurgia Robótica;
- Laparoscopia;
- Aberta ou por laparotomia;
- Histeroscopia.
Indicações para miomectomia
As principais indicações para a miomectomia são:
- Sangramento aumentado;
- Cólica menstrual;
- Dor abdominal;
- Infertilidade;
- Miomas de grandes dimensões;
- Aumento do volume abdominal;
- Sintomas compressivos na bexiga ou intestino.
Como é a miomectomia robótica
A miomectomia robótica é uma cirurgia minimamente invasiva, que permite ao cirurgião acesso ao útero e aos miomas, de maneira semelhante à laparoscopia.
São realizadas pequenas incisões entre 5 e 12 mm, por onde a câmera a as pinças são introduzidas no abdome, para a realização da cirurgia.
O robô é comandado pelo médico, que fica sentado em uma console, próximo à paciente.
Outros dois médicos auxiliares e o instrumentador ficam com a paciente.
O primeiro auxiliar tem acesso ao abdome por um portal laparoscópico, com possibilidade de utilizar diferentes instrumentos cirúrgicos, para auxiliar na cirurgia.
É o responsável juntamente com a instrumentador para realizar a limpeza da câmera e troca das pinças robóticas durante a cirurgia.
O segundo auxiliar é responsável pela mudança da posição do útero durante a cirurgia e, para isso, utiliza um equipamento chamado manipulador uterino, facilitando a remoção dos miomas.
Vantagens da miomectomia robótica em relação à miomectomia laparoscópica
- Realização de suturas (pontos) em qualquer direção, de maneira mais fácil e rápida;
- Pinças com energia inteligente;
- Qualidade da câmera com visão 3D, com permitindo a detecção real da profundidade das estruturas;
- Estabilidade da câmera;
- Precisão na realização dos movimentos;
- Maior amplitude e facilidade na realização dos movimentos, especialmente de movimentos delicados;
- Filtro de tremores da mão do cirurgião;
- Curva de aprendizado mais rápida quando comparada com a laparoscopia;
- O cirurgião faz a cirurgia em uma posição mais ergonômica.
Desvantagens da cirurgia robótica
Existem poucas desvantagens da miomectomia robótica quando comparada com a laparoscopia, mas é possível citar:
- Custo para a aquisição de um robô pelo hospital;
- Maior gasto para a paciente, pois alguns planos de saúde não cobrem a taxa do robô;
- Dependendo da cirurgia, incisões mais altas no abdome, o que para alguns pacientes pode ser um incomodo estético.
Miomectomia robótica x Miomectomia laparoscópica
Na minha experiência, quanto maior a complexidade da cirurgia, melhor é o desempenho da via robótica em relação a laparoscopia.
A miomectomia robótica é mais rápida, tem maior precisão e menor perda sanguínea, fato muito importante nas miomectomias, especialmente quando existem múltiplos miomas para serem retirados.
Em relação as complicações, quando o cirurgião ginecológico é adequadamente treinado para as duas técnicas, as taxas de complicações são muito baixas e semelhantes.
Outro detalhe na escolha da cirurgia, é se existe algum outro procedimento que será realizado em conjunto, como por exemplo a retirada de focos de endometriose.
Nesta situação, a cirurgia robótica ganha mais uma vantagem em relação à laparoscopia.
Por onde os miomas são retirados do abdome.
Os miomas podem ser retirados, assim como na laparoscopia, de duas formas:
Coloca-se os miomas no interior de uma bolsa plástica especial (endobag) e então um equipamento chamado morcelador, entra no interior do endobag por um dos portais minimamente invasivos, fragmentando e ao mesmo tempo retirando os pedaços dos miomas para fora do abdome.
A segunda possibilidade é a retirada dos miomas por uma incisão realizada no fundo da vagina. Esta incisão depois é suturada e a paciente nem percebe o corte, nem os pontos, pois são absorvidos sem a necessidade de serem retirados.
Como é a recuperação após a miomectomia robótica
A recuperação após a miomectomia robótica gira em torno de 15 dias.
É importante a abstinência sexual por pelo menos de 40 dias, quando os miomas foram retirados pela vagina.
Quanto tempo pode engravidar depois da miomectomia
O tempo pode variar de 3 a 6 meses, dependendo no número de miomas retirados e da quantidade de incisões no útero.
Agora que você já sabe um pouco sobre miomectomia robótica, conheça o Dr. Fernando Guastella e agende uma consulta.
Saiba Mais
Ginecologia:Especialista em endometriose, Tratamento para mioma uterino, Adenomiose, Endometriose no ovário, Endometriose no ligamento uterossacro, Endometriose no intestino, Endometriose umbilical, Endometriose na bexiga, Endometriose na adolescência, Dor no coccix pode ser endometriose, Alimentação e Endometriose, Endometriose no diafragma, Ginecologista Especialista em Adenomiose, Ginecologista Especialista em Mioma, Ovários policísticos, Endometrioma, Endometriose no nervo ciático, Cirurgia de endometriose, Tudo sobre endometriose na cicatriz da cesárea, Corrimento, Laser, Carboidratos, Fibras, Gorduras, Pompoarismo, Vaginismo
Coronavírus e gravidez, Teratoma no ovário, Histerectomia, Histerectomia Robótica, Intestino preso após cirurgia, Pílula anticoncepcional, efeitos da pílula anticoncepcional, Lubrificação da vagina, DIU de cobre, Terapia de reposição hormonal, Pólipo Endometrial, Miomectomia: tipos de cirurgia e recuperação, Radiofrequência para tratamento dos miomas, Mioma, mioma atípico e sarcoma uterino, HPV, Prolapso dos órgãos pélvicos, Prolapso Uterino, Histerectomia Robótica, Espessamento endometrial, histerossonossalpingografia (HyCoSy), Sangramento na menopausa, Histeroscopia diagnóstica e cirúrgica, Especialista em vaginismo, Miomectomia robótica, Embolização de Miomas, Comparação entre radiofrequência e embolização de miomas, Especialista em Incontinência Urinária Feminina, Câncer ginecológico e Câncer intestinal, Melhores tratamentos para incontinência urinária, Especialista em Incontinência Urinária Feminina, Pólipos endometriais: como deve ser o tratamento, Como fazer o pompoarismo corretamente, Orgasmo feminino.
Os comentários estão fechados.