Lubrificação da vagina: como melhorar.

Postado em: 11/05/2020

Lubrificação da vagina: como melhorar.

Neste texto vou explicar de onde vem a lubrificação da vagina, quais as técnicas que você pode fazer para melhorar a lubrificação e quais os tratamentos médicos disponíveis.

A lubrificação da vagina vem de 3 fatores diferentes.

  • Produção de muco pelo colo uterino;
  • Secreção pela parede vaginal;
  • Produção pelas glândulas de Bartholin.

Muco proveniente do colo uterino

O colo uterino apresenta em seu interior diversas glândulas produtoras de muco. No período fértil o muco é produzido em maior quantidade e torna-se mais fluido, possibilitando ao espermatozoide, melhores condições para entrar no útero e fecundar o óvulo.

A produção de muco pelo como uterino é dependente de um hormônio chamado estrogênio, que em quantidades adequadas no organismo mantém a produção de muco.

Na menopausa e em outras condições clínicas em que a produção do estrogênio está reduzida, as glândulas presentes no colo uterino diminuem em quantidade e, portanto, a quantidade de muco torna-se muito pequena.

Lubrificação pela vagina

A vagina apresenta grande quantidade de vasos sanguíneos em suas paredes, com características diferentes das demais artérias e veias do corpo, que é a capacidade de secreção de transudato.

A maior parte da lubrificação da vagina é decorrente deste transudato, ou seja, de secreção que a própria vagina produz.

Quando a mulher está excitada, ocorre um aumento da vascularização da pelve e da vagina, ocasionando um aumento do calibre das artérias e veias, fazendo com que aumente a lubrificação da vagina neste momento.

Lubrificação da vagina pelas glândulas de Bartholin

As glândulas de Bartholin, são também chamadas de glândulas vestibulares maiores e ficam localizadas lateralmente e inferiormente na entrada da vagina.

A função das glândulas de Bartholin é a produção de fluído para lubrificar a entrada da vagina, durante as relações sexuais, mas não contribuem de maneira significativa para a manutenção da humidificação da vagina no dia a dia.

A glândula de Bartholin pode ser sede de infecções, formando cistos na entrada da vagina, que eventualmente precisam ser removidos cirurgicamente sem, no entanto, afetar de maneira significativa a lubrificação durante as relações sexuais.

lubrificação da vagina

Fatores que dificultam a lubrificação vaginal

Nas mulheres que não estão na menopausa os principais fatores estão associados a qualidade do relacionamento conjugal.

É importante que o casal crie fantasias com situações diferentes, perfumes diferentes, roupas, lugares, posições, brinquedos sexuais e principalmente carinhos antes do início da penetração.

Nas mulheres na menopausa, além dos fatores acima, a diminuição da quantidade de vasos sanguíneos, fazem a mulher ter menos lubrificação e a falta de colágeno determina uma vagina mais fácil de machucar, ocasionando dor e, assim, diminuindo a lubrificação.

Lista dos principais fatores que atrapalham a lubrificação da vagina.

  • Diminuição da libido;
  • Falta de estímulo antes do início da reação sexual;
  • Vaginismo ou dor na relação sexual;
  • Menopausa;
  • Medicações para miomas ou endometriose.
  • Alguns tipos de anticoncepcionais.
  • Período pós-parto e durante a amamentação;
  • Quimioterapia e radioterapia para tratamento de tumores;
  • Remoção cirúrgica dos ovários.

Fatores que ajudam na lubrificação vaginal

Eu sempre gosto de falar que o principal órgão da relação sexual é o cérebro, pois a qualidade dos nossos relacionamentos e todos os estímulos que chegam em nosso corpo, fazem o cérebro ter vontade de ter relação sexual e, desta forma os mecanismos que aumentam a lubrificação da vagina vão funcionar.

Nas mulheres com que estão na menopausa e que possuem um bom relacionamento conjugal, a reposição hormonal, que pode ser somente na vagina, sem efeitos sistêmicos e os métodos de rejuvenescimento íntimo, melhoram muito a secura da vagina.

Raramente uma mulher com secura na vagina e aceita os tratamentos propostos não tem resultados muito satisfatórios para a melhora da lubrificação vaginal.

Principais fatores que ajudam na secura vaginal

O que você pode fazer para melhorar a lubrificação vaginal

Faça exercícios de pompoarismo.

O pompoarismo faz você aprender a relaxar e contrair de maneira mais funcional, aumenta a libido e melhora a musculatura da vagina, apertando mais o pênis e, desta forma, ampliando a sensibilidade da vagina e gerando mais prazer para você e o seu par.

Comece planejando o seu dia, prepare o seu cérebro. Se você quer ter uma boa relação sexual, comece mexendo com seu par e avisando que mais tarde pode ser que aconteça alguma coisa.

Invista no seu relacionamento, crie um ambiente favorável para fantasias e novidades.

Procure um ginecologista que possa te orientar sobre técnicas e tratamentos para o aumento da libido e da lubrificação da vagina.

Texto escrito por Dr. Fenando Guastella, especialista em ginecologia integrativa.


Saiba Mais

Ginecologia: Especialista em endometrioseTratamento para mioma uterinoAdenomioseEndometriose no ovárioEndometriose no ligamento uterossacroEndometriose no intestinoEndometriose umbilicalEndometriose na bexigaEndometriose na adolescênciaDor no coccix pode ser endometrioseAlimentação e EndometrioseEndometriose‌ ‌no‌ ‌diafragmaGinecologista Especialista em AdenomioseGinecologista Especialista em MiomaOvários‌ ‌policísticosEndometriomaEndometriose no nervo ciáticoCirurgia de endometrioseTudo sobre endometriose na cicatriz da cesáreaCorrimentoLaserCarboidratosFibrasGordurasPompoarismoVaginismoCoronavírus e gravidezTeratoma no ovárioHisterectomiaHisterectomia RobóticaIntestino preso após cirurgiaPílula anticoncepcionalefeitos da pílula anticoncepcionalLubrificação da vaginaDIU de cobreTerapia de reposição hormonalPólipo EndometrialMiomectomia: tipos de cirurgia e recuperaçãoRadiofrequência para tratamento dos miomasMioma, mioma atípico e sarcoma uterinoHPVProlapso dos órgãos pélvicosProlapso UterinoHisterectomia RobóticaEspessamento endometrialhisterossonossalpingografia (HyCoSy)Sangramento na menopausaHisteroscopia diagnóstica e cirúrgicaEspecialista em vaginismoMiomectomia robóticaEmbolização de MiomasComparação entre radiofrequência e embolização de miomasEspecialista em Incontinência Urinária FemininaCâncer ginecológico e Câncer intestinalMelhores tratamentos para incontinência urináriaEspecialista em Incontinência Urinária FemininaPólipos endometriais: como deve ser o tratamentoComo fazer o pompoarismo corretamenteOrgasmo feminino.

Saúde: corrimentocarboidratosfibrasgorduras.

Referências bibliográficas:

    1. Tratado de Ginecologia da FEBRASGO 2019.

    1. Opções atuais de tratamento para atrofia vaginal pós-menopáusica. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30104904/;

    1. Lubrificação da Vagina. Womens Health Concern.


Comentários:

  1. Vera Lúcia disse:

    Texto interessante
    Aprendi o suficiente para me ajudar

  2. Lucimar disse:

    Uma curiosidade, mulher menopausada, pode ter uma boa lubrificação vaginal, Independente de hormônios estarem baixos?
    Se a glândula de bartholin param o funcionamento por falta de hormônios, ou isso é independente?

    • Avatar photo Dr Fernando Guastella disse:

      A mulher na menopausa pode ter boa lubrificação vaginal, mesmo com hormônios baixos, só é menos comum quando comparado com o período reprodutivo. A glândula de Bartholin é independente dos hormônios. A transudação da vagina é que é dependente dos hormônios.

  3. Tatiana disse:

    Estou com 42anos e desde os 39 na menopausa, tive câncer e uso os medicamentos: firmagon e aromasin, que induzem a menopausa e atrofiam a vagina, útero e ovários. Como consequência não sinto desejo nem prazer sexual, estou limitada a usar apenas um hidratante vaginal, sem hormônios. Nada de reposição ou cremes com hormônios devido o câncer. O sr. Indica algo? A glândula de bartholin pode ser estimulada e melhor o sexo (que esta bem difícil)? Não sei o que fazer. Uso lubrificante na relação e hidratante vaginal a noite. Obrigada.

    • Avatar photo Dr Fernando Guastella disse:

      Para você seria muito importante a realização de Laser íntimo. Na clínica eu utilizo o laser FOTONA. Os sintomas de secura vaginal, dor na relação, pele muito sensível e fina da vagina, melhoram em mais de 85% das mulheres. Veja se você consegue ir em uma consulta. Um abraço

  4. Sueli costa dos Santos Goulart disse:

    Tenho apetite sexual incrível, mas devido ter 60 anos e entrei na menopausa com 44 anos isso me deixou seca , não tenho lubrificação e me sinto muito mal por isso , já procurei alguns médicos mas parecem não darem muita importância devido minha idade . Moro nos Estados Unidos e parece que aqui ainda e pior, eles não passam hormônios e me manda usar gel lubrificantes.

    • Avatar photo Dr Fernando Guastella disse:

      Olá Sueli. Existem duas possibilidades de tratamento que precisam ser avaliadas para o seu caso e que poderiam trazer uma melhora muito grande na secura vagina. O laser e o uso hormonal. Veja se você consegue agendar uma consulta.

Deixe seu comentário