Lubrificação da vagina: como melhorar.
Postado em: 11/05/2020
Neste texto vou explicar de onde vem a lubrificação da vagina, quais as técnicas que você pode fazer para melhorar a lubrificação e quais os tratamentos médicos disponíveis.
A lubrificação da vagina vem de 3 fatores diferentes.
- Produção de muco pelo colo uterino;
- Secreção pela parede vaginal;
- Produção pelas glândulas de Bartholin.
Muco proveniente do colo uterino
O colo uterino apresenta em seu interior diversas glândulas produtoras de muco. No período fértil o muco é produzido em maior quantidade e torna-se mais fluido, possibilitando ao espermatozoide, melhores condições para entrar no útero e fecundar o óvulo.
A produção de muco pelo como uterino é dependente de um hormônio chamado estrogênio, que em quantidades adequadas no organismo mantém a produção de muco.
Na menopausa e em outras condições clínicas em que a produção do estrogênio está reduzida, as glândulas presentes no colo uterino diminuem em quantidade e, portanto, a quantidade de muco torna-se muito pequena.
Lubrificação pela vagina
A vagina apresenta grande quantidade de vasos sanguíneos em suas paredes, com características diferentes das demais artérias e veias do corpo, que é a capacidade de secreção de transudato.
A maior parte da lubrificação da vagina é decorrente deste transudato, ou seja, de secreção que a própria vagina produz.
Quando a mulher está excitada, ocorre um aumento da vascularização da pelve e da vagina, ocasionando um aumento do calibre das artérias e veias, fazendo com que aumente a lubrificação da vagina neste momento.
Lubrificação da vagina pelas glândulas de Bartholin
As glândulas de Bartholin, são também chamadas de glândulas vestibulares maiores e ficam localizadas lateralmente e inferiormente na entrada da vagina.
A função das glândulas de Bartholin é a produção de fluído para lubrificar a entrada da vagina, durante as relações sexuais, mas não contribuem de maneira significativa para a manutenção da humidificação da vagina no dia a dia.
A glândula de Bartholin pode ser sede de infecções, formando cistos na entrada da vagina, que eventualmente precisam ser removidos cirurgicamente sem, no entanto, afetar de maneira significativa a lubrificação durante as relações sexuais.
Fatores que dificultam a lubrificação vaginal
Nas mulheres que não estão na menopausa os principais fatores estão associados a qualidade do relacionamento conjugal.
É importante que o casal crie fantasias com situações diferentes, perfumes diferentes, roupas, lugares, posições, brinquedos sexuais e principalmente carinhos antes do início da penetração.
Nas mulheres na menopausa, além dos fatores acima, a diminuição da quantidade de vasos sanguíneos, fazem a mulher ter menos lubrificação e a falta de colágeno determina uma vagina mais fácil de machucar, ocasionando dor e, assim, diminuindo a lubrificação.
Lista dos principais fatores que atrapalham a lubrificação da vagina.
- Diminuição da libido;
- Falta de estímulo antes do início da reação sexual;
- Vaginismo ou dor na relação sexual;
- Menopausa;
- Medicações para miomas ou endometriose.
- Alguns tipos de anticoncepcionais.
- Período pós-parto e durante a amamentação;
- Quimioterapia e radioterapia para tratamento de tumores;
- Remoção cirúrgica dos ovários.
Fatores que ajudam na lubrificação vaginal
Eu sempre gosto de falar que o principal órgão da relação sexual é o cérebro, pois a qualidade dos nossos relacionamentos e todos os estímulos que chegam em nosso corpo, fazem o cérebro ter vontade de ter relação sexual e, desta forma os mecanismos que aumentam a lubrificação da vagina vão funcionar.
Nas mulheres com que estão na menopausa e que possuem um bom relacionamento conjugal, a reposição hormonal, que pode ser somente na vagina, sem efeitos sistêmicos e os métodos de rejuvenescimento íntimo, melhoram muito a secura da vagina.
Raramente uma mulher com secura na vagina e aceita os tratamentos propostos não tem resultados muito satisfatórios para a melhora da lubrificação vaginal.
Principais fatores que ajudam na secura vaginal
- Bom relacionamento conjugal;
- Diferentes estímulos antes do início da relação sexual;
- Terapia de reposição hormonal;
- Rejuvenescimento íntimo com laser ou radiofrequência;
- Pompoarismo;
- Medicações que melhoram a libido.
O que você pode fazer para melhorar a lubrificação vaginal
Faça exercícios de pompoarismo.
O pompoarismo faz você aprender a relaxar e contrair de maneira mais funcional, aumenta a libido e melhora a musculatura da vagina, apertando mais o pênis e, desta forma, ampliando a sensibilidade da vagina e gerando mais prazer para você e o seu par.
Comece planejando o seu dia, prepare o seu cérebro. Se você quer ter uma boa relação sexual, comece mexendo com seu par e avisando que mais tarde pode ser que aconteça alguma coisa.
Invista no seu relacionamento, crie um ambiente favorável para fantasias e novidades.
Procure um ginecologista que possa te orientar sobre técnicas e tratamentos para o aumento da libido e da lubrificação da vagina.
Texto escrito por Dr. Fenando Guastella, especialista em ginecologia integrativa.
Saiba Mais
Ginecologia: Especialista em endometriose, Tratamento para mioma uterino, Adenomiose, Endometriose no ovário, Endometriose no ligamento uterossacro, Endometriose no intestino, Endometriose umbilical, Endometriose na bexiga, Endometriose na adolescência, Dor no coccix pode ser endometriose, Alimentação e Endometriose, Endometriose no diafragma, Ginecologista Especialista em Adenomiose, Ginecologista Especialista em Mioma, Ovários policísticos, Endometrioma, Endometriose no nervo ciático, Cirurgia de endometriose, Tudo sobre endometriose na cicatriz da cesárea, Corrimento, Laser, Carboidratos, Fibras, Gorduras, Pompoarismo, Vaginismo, Coronavírus e gravidez, Teratoma no ovário, Histerectomia, Histerectomia Robótica, Intestino preso após cirurgia, Pílula anticoncepcional, efeitos da pílula anticoncepcional, Lubrificação da vagina, DIU de cobre, Terapia de reposição hormonal, Pólipo Endometrial, Miomectomia: tipos de cirurgia e recuperação, Radiofrequência para tratamento dos miomas, Mioma, mioma atípico e sarcoma uterino, HPV, Prolapso dos órgãos pélvicos, Prolapso Uterino, Histerectomia Robótica, Espessamento endometrial, histerossonossalpingografia (HyCoSy), Sangramento na menopausa, Histeroscopia diagnóstica e cirúrgica, Especialista em vaginismo, Miomectomia robótica, Embolização de Miomas, Comparação entre radiofrequência e embolização de miomas, Especialista em Incontinência Urinária Feminina, Câncer ginecológico e Câncer intestinal, Melhores tratamentos para incontinência urinária, Especialista em Incontinência Urinária Feminina, Pólipos endometriais: como deve ser o tratamento, Como fazer o pompoarismo corretamente, Orgasmo feminino.
Saúde: corrimento, carboidratos, fibras, gorduras.
Referências bibliográficas:
-
- Tratado de Ginecologia da FEBRASGO 2019.
-
- Opções atuais de tratamento para atrofia vaginal pós-menopáusica. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30104904/;
-
- Lubrificação da Vagina. Womens Health Concern.
Comentários:
Deixe seu comentário
Texto interessante
Aprendi o suficiente para me ajudar
Obrigado pelo comentário
Uma curiosidade, mulher menopausada, pode ter uma boa lubrificação vaginal, Independente de hormônios estarem baixos?
Se a glândula de bartholin param o funcionamento por falta de hormônios, ou isso é independente?
A mulher na menopausa pode ter boa lubrificação vaginal, mesmo com hormônios baixos, só é menos comum quando comparado com o período reprodutivo. A glândula de Bartholin é independente dos hormônios. A transudação da vagina é que é dependente dos hormônios.
Estou com 42anos e desde os 39 na menopausa, tive câncer e uso os medicamentos: firmagon e aromasin, que induzem a menopausa e atrofiam a vagina, útero e ovários. Como consequência não sinto desejo nem prazer sexual, estou limitada a usar apenas um hidratante vaginal, sem hormônios. Nada de reposição ou cremes com hormônios devido o câncer. O sr. Indica algo? A glândula de bartholin pode ser estimulada e melhor o sexo (que esta bem difícil)? Não sei o que fazer. Uso lubrificante na relação e hidratante vaginal a noite. Obrigada.
Para você seria muito importante a realização de Laser íntimo. Na clínica eu utilizo o laser FOTONA. Os sintomas de secura vaginal, dor na relação, pele muito sensível e fina da vagina, melhoram em mais de 85% das mulheres. Veja se você consegue ir em uma consulta. Um abraço
Tenho apetite sexual incrível, mas devido ter 60 anos e entrei na menopausa com 44 anos isso me deixou seca , não tenho lubrificação e me sinto muito mal por isso , já procurei alguns médicos mas parecem não darem muita importância devido minha idade . Moro nos Estados Unidos e parece que aqui ainda e pior, eles não passam hormônios e me manda usar gel lubrificantes.
Olá Sueli. Existem duas possibilidades de tratamento que precisam ser avaliadas para o seu caso e que poderiam trazer uma melhora muito grande na secura vagina. O laser e o uso hormonal. Veja se você consegue agendar uma consulta.