Mioma, mioma atípico e sarcoma uterino

Postado em: 26/08/2020

Mioma, mioma atípico e sarcoma uterino

O que são miomas

Mioma são tumores benignos do útero provenientes das células musculares. Estima-se que entre 60 a 80% das mulheres irão apresentar pelo menos um mioma até os 50 anos de idade.

Na grande maioria das vezes os miomas são típicos na ultrassonografia e os sintomas são determinados pela localização no útero e pelo tamanho.

Os nódulos submucosos são os mais sintomáticos, mesmo que de pequenas dimensões.

Mioma subseroso (do lado de fora do útero) e mioma intramural (na parede do útero) de pequenas dimensões habitualmente não determinam sintomas.

Mioma atípico

mioma atípico é referido nos laudos de ultrassom ou de ressonância magnética, quando existem características que fazem o nódulo ser suspeito para malignidade.

Existe, porém, mioma com aparência diferente, mas tipicamente benigno, como o mioma com degeneração gordurosa, chamado lipoleiomioma, que embora seja atípico, é benigno.

Todo mioma atípico deve ser rapidamente avaliado por um especialista.

Sarcoma uterino

Existem também tumores malignos do útero, originados das células musculares, chamado sarcoma uterino.

Antigamente acreditava-se que os sarcomas era miomas que se transformaram em sarcomas, porém sabe-se que na maior parte das vezes o sarcoma nasce sarcoma.

A degeneração de um mioma em sarcoma pode acontecer, mais é muito infrequente.

O sarcoma uterino é um tumor raro, agressivo, com disseminação hematogênica, motivo pelo qual maioria dos casos não há ascite.

Os sintomas costumam ser sangramento aumentado, dor e distensão abdominal.

O sarcoma é um nódulo de crescimento rápido, geralmente muito vascularizado, com áreas císticas em seu interior e pode apresentar limites mal definidos.

Cerca de 80% das vezes o sarcoma é o único nódulo no útero e quando a mulher apresenta outros miomas, o sarcoma costuma ser o nódulo maior.

O que fazer diante de miomas atípicos

Miomas atípicos apresentam maior probabilidade de serem sarcomas uterinos e, desta forma, a investigação mais detalhada por métodos de imagem e a rápida definição do tratamento são fundamentais.

Antes de mais nada é importante avaliar a qualidade do exame que relatou mioma atípico e, se necessário, repetir o exame com um profissional de referência.

Para a definição do tratamento diante de um mioma atípico, deve-se realizar uma avaliação criteriosa dos sintomas, desejo reprodutivo, idade e comparação com exames anteriores, para decidir o tratamento.

Algumas vezes o tratamento é cirúrgico, pois não é possível distinguir com 100% de certeza um mioma atípico de um sarcoma.

Como suspeitar que um mioma é um sarcoma:

Nódulos que crescem na menopausa, juntamente com os sintomas clínicos e as características do mioma no ultrassom transvaginal e na ressonância magnética são importantes para este diagnóstico.

O maior trabalho científica sobre sarcomas pela ultrassonografia aconteceu em 2019, sendo as principais características:

  • Nódulo de grandes dimensões. O tamanho médio dos sarcomas foi de 9 cm;
  • Nódulo grande e único. 80% dos sarcomas eram isolados, ou seja, não tinham outros miomas associados no útero;
  • Crescimento na menopausa. Miomas geralmente diminuem de tamanho na menopausa, portanto, se um mioma começa a crescer na menopausa é um nódulo suspeito;
  • Crescimento rápido;
  • Áreas císticas de degeneração no nódulo;
  • Vascularização aumentada ao estudo com Doppler.

Na ressonância magnética é importante avaliar um parâmetro chamado difusão, sendo um critério importante na suspeita de sarcoma uterino.

Tratamento cirúrgico dos miomas atípicos e sarcomas

Quando a possibilidade de sarcoma estiver sendo considerada, a histerectomia é o procedimento de escolha.

miomectomia seria uma cirurgia de exceção para mulheres com desejo reprodutivo e com suspeita de sarcoma uterino pelos exames de imagem antes da cirurgia. Se confirmado o sarcoma uterino no pós-operatório, é aconselhável nova cirurgia imediata para a retirada do útero.

Na cirurgia todos os cuidados para a proteção da cavidade abdominal devem ser tomados, para minimizar a chance de disseminação da doença.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre mioma, mioma atípico e sarcoma uterino, conheça o Dr. Fernando Guastella e, se precisar, agende uma consulta.


Saiba Mais:

Ginecologia: Especialista em endometrioseTratamento para mioma uterinoAdenomioseEndometriose no ovárioEndometriose no ligamento uterossacroEndometriose no intestinoEndometriose umbilicalEndometriose na bexigaEndometriose na adolescênciaDor no coccix pode ser endometrioseAlimentação e EndometrioseEndometriose‌ ‌no‌ ‌diafragmaGinecologista Especialista em AdenomioseGinecologista Especialista em MiomaOvários‌ ‌policísticosEndometriomaEndometriose no nervo ciáticoCirurgia de endometrioseTudo sobre endometriose na cicatriz da cesáreaCorrimentoLaserCarboidratosFibrasGordurasPompoarismoVaginismoCoronavírus e gravidezTeratoma no ovárioHisterectomiaHisterectomia RobóticaIntestino preso após cirurgiaPílula anticoncepcionalefeitos da pílula anticoncepcionalLubrificação da vaginaDIU de cobreTerapia de reposição hormonalPólipo EndometrialMiomectomia: tipos de cirurgia e recuperaçãoRadiofrequência para tratamento dos miomasMioma, mioma atípico e sarcoma uterinoHPVProlapso dos órgãos pélvicosProlapso UterinoHisterectomia RobóticaEspessamento endometrialhisterossonossalpingografia (HyCoSy)Sangramento na menopausaHisteroscopia diagnóstica e cirúrgicaEspecialista em vaginismoMiomectomia robóticaEmbolização de MiomasComparação entre radiofrequência e embolização de miomasEspecialista em Incontinência Urinária FemininaCâncer ginecológico e Câncer intestinalMelhores tratamentos para incontinência urináriaEspecialista em Incontinência Urinária FemininaPólipos endometriais: como deve ser o tratamentoComo fazer o pompoarismo corretamenteOrgasmo feminino.

Ultrassom: tireoidemamasabdomecarótidas.

Referências bibliográficas

    1. Terapia médica pré-operatória antes da cirurgia para miomas uterinos. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29139105/

    1. O estado atual da terapia médica no tratamento dos miomas uterinos. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29169896/

    1. Imagem em Doença Ginecológica: Características Clínicas e de Ultrassom do Sarcoma uterino. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30908820

    1. My.clevelandclinic;

    1. Curesarcoma.org;

    1. en.wikipedia.org;

    1. Hindawi.com.


Comentários:

  1. Anna flavia disse:

    Muito esclarecedor, obg

  2. Mag disse:

    Tenho um mioma de 9cm. Intramural.
    Ele pode ser um sarcoma?
    Na ultra foi me dito mioma.
    Não quero operar.
    Pode ser tratado com progesterona, para parar o sangramento e diminuir a anemia. Ate a decisão cirúrgica depois que acabar a pandemia.

    • Avatar photo Dr Fernando Guastella disse:

      Precisa avaliar a velocidade do crescimento no nódulo, características no ultrassom ou ressonância para avaliar o risco do mioma ser um sarcoma. O tratamento não necessariamente é cirurgia. Agende uma consulta para discutirmos o seu caso.

Deixe seu comentário