fbpx

Blog

Ovários policísticos: sintomas, diagnóstico e tratamento

Ovários Policísticos

Este texto explica o que é ovário policístico e como diferenciar da síndrome dos ovários policísticos, além dos sintomas, critérios diagnósticos atuais e tratamentos.

O que é ovário policístico

Ovários Policísticos

Os cistos descritos na ultrassonografia na verdade são óvulos em estágio inicial de desenvolvimento, envolvidos por líquido, formando pequenos cistos, que medem entre 2 e 9 mm, chamados de folículos antrais.

 

Portanto, o ovário policístico é a característica de um ovário que apresenta muitos folículos, ou seja, um ovário normal, mas também pode indicar uma doença, a chamada síndrome dos ovários policísticos.

 

Para entender a diferença entre o exame normal e a síndrome dos ovários policísticos, é importante que o médico analise os sintomas e sinais da doença.

Como é o diagnóstico da síndrome dos ovários policísticos

A síndrome dos ovários policísticos (SOP) é a alteração hormonal mais comum nas mulheres durante o período reprodutivo, ou seja, antes da menopausa, acometendo entre 8 e 13% das mulheres.

Para o diagnóstico da síndrome dos ovários policísticos é preciso pelo menos duas das três características descritas abaixo:

  • Menstruação irregular ou a falta de menstruação;
  • Sinais de excesso de hormônio masculino detectado clinicamente ou pelos exames de sangue;
  • Ovários de aspecto policístico à ultrassonografia.

Desta forma existem 4 apresentações clínicas diferentes:

  1. Excesso de hormônio masculino, alterações menstruais e ovário policístico à ultrassonografia;
  2. Excesso de hormônio masculino e alterações menstruais;
  3. Alterações menstruais e ovário policístico à ultrassonografia. 
  4. Excesso de hormônio masculino e ovário policístico à ultrassonografia;

Ovário policístico e menstruação irregular

Ovários Policísticos e menstruação irregular

A menstruação irregular é caracterizada por ciclos menstruais que não seguem o mesmo padrão todos os meses e pode ser diferente de acordo com o período da vida da mulher.

É importante destacar que menstruação irregular é considerada normal no primeiro ano após a primeira menstruação, como parte da transição da infância para a adolescência;

As definições de menstruação irregular como critério diagnóstico para a síndrome dos ovários policísticos são:

  • Entre o primeiro e terceiro ano após a primeira menstruação, se os intervalos forem menores que 21 dias ou maiores que 45 dias;
  • Após três anos da primeira menstruação, se os intervalos forem menores que 21 dias ou maiores que 35 dias, acontecendo mais de oito vezes por ano.
  • Toda vez que ocorrer um atraso menstrual maior que 90 dias.

Ovários policísticos e excesso de hormônio masculino

Os principais sintomas da síndrome dos ovários policísticos relacionados ao excesso de hormônio masculino são:

  • Acne no rosto, peito e parte superior das costas, 
  • Excesso de pelos em uma ou mais áreas do corpo, como no rosto, membros, abdome, entre as mamas ou na aréola;
  • Aumento da oleosidade na pele;

Quando se faz os exames de sangue para a dosagem dos hormônios, o exame mais importante é a testosterona total e a testosterona livre.

Para a dosagem destes hormônios, o ideal é colher entre o primeiro e quinto dia do ciclo menstrual, na ausência de uso de pílulas ou outro hormônio.

É comum realizar a dosagem de outros hormônios masculinos, como o sulfato de dehidroepiandrosterona (SDHEA) e a 17-Hidroxiprogesterona, para afastar a possibilidade de produção excessiva desses outros hormônios masculinos pela glândula suprarrenal.

Síndrome dos ovários policísticos

Quantos folículos são necessários para que o ovário tenha o aspecto policístico na ultrassonografia

Os critérios atuais para se definir um ovário como policístico no ultrassom transvaginal são 20 ou mais folículos (“cistos”).

É importante destacar que durante os 8 primeiros anos a partir da primeira menstruação, os ovários são de aspecto policístico em praticamente todas as mulheres, não sendo um critério diagnóstico.

Outro critério é quando os ovários apresentam dimensões aumentadas, acima de 10 cm³, na ausência de cistos ou folículos periovulatórios.

Ovário policístico no ultrassom sem outros sintomas

Se a mulher apresentar somente os ovários de aspecto policísticos na ultrassonografia e não apresentar nenhum outro sintoma, significa que ela não tem a síndrome dos ovários policísticos.

Nesta situação a mulher não tem problema algum e o que é melhor, significa que a quantidade de óvulos que ela tem armazenada em seus ovários é excelente.

Como os “cistos” descritos no ultrassom, na verdade são óvulos em estágios iniciais do seu desenvolvimento, quanto maior o número desses “cistos”, maior é a reserva ovariana.

O problema acontece quando além de múltiplos cistos nos ovários a mulher apresenta os problemas endócrinos associados e, nesta situação, é que devemos dar o diagnóstico de síndrome dos ovários policísticos.

Obesidade, diabetes e ovário policístico

Ovários Policísticos e obesidade

A obesidade e a tendência ao diabetes é algo muito comum nas mulheres com a síndrome dos ovários policísticos, mas não é considerado um critério diagnóstico.

Como deve ser o tratamento para a mulher com a síndrome dos ovários policísticos

O tratamento para a síndrome dos ovários policísticos depende de quais alterações a mulher apresenta em seu diagnóstico.

Nas mulheres com obesidade e tendência ao diabetes, a perda de peso, mudanças alimentares e a atividade física pode promover o retorno das menstruações, sendo algo importante no tratamento.

Pode-se ainda associar medicações como a metformina, melhorando a resistência insulínica e favorecendo o retorno das menstruações e a ovulação.

Tratamento da síndrome dos ovários policísticos com pílulas anticoncepcionais

anticoncepcional para SOP

Quando a mulher não tem desejo reprodutivo imediato, as pílulas anticoncepcionais são os medicamentos de escolha, pois estes hormônios diminuem o nível de hormônio masculino e atenuam os sintomas da acne, excesso de pelo e oleosidade da pele.

Nenhum tratamento medicamento atua de forma a curar a paciente da síndrome dos ovários policísticos, desta forma os tratamentos são para o controle dos sintomas.

A redução da acne e da oleosidade da pele são perceptíveis mais rapidamente, sendo que em algumas pacientes pode-se associar outras medicações antiandrogênicas sistêmicas e tópicas na pele, para o melhor resultado.

O ciclo dos pelos é de pelo menos 6 meses, portanto, em nenhum tratamento medicamentoso notam-se alterações significativas com menos de 6 meses do início do tratamento.

É interessante sempre que possível a utilização do laser para um efeito mais imediato nas áreas críticas com excesso de pilificação.

Infertilidade e síndrome dos ovários policísticos

Infertilidade e SOP

Pacientes com a síndrome dos ovários policísticos apresentam irregularidade menstrual, portanto não ovulam todos os meses, dificultando a gestação.

O tratamento de escolha nestas situações é a indução da ovulação, monitorada com ultrassom, para a realização de um coito programado ou inseminação intrauterina, que são procedimentos de baixa complexidade, relativamente baratos e fáceis de serem realizados.

Quando há outras causas de infertilidade associadas, incluindo alterações do espermogramas, recomenda-se procedimentos como a fertilização in vitro.

Síndrome dos ovários policísticos e câncer

Mulheres com a síndrome dos ovários policísticos apresentam maior chance de desenvolvimento de câncer de endométrio, pois a falta de ovulação impede a produção da progesterona, hormônio que combate os efeitos do estrogênio no útero.

Porém, quando a falta da menstruação acontece por uso contínuo de pílulas anticoncepcionais, DIU hormonal como o Mirena, Kyleena ou outros hormônios, o risco de câncer de endométrio encontra-se até mesmo reduzido, quando comparado com quem não faz uso destes hormônios.

Prevenção

A síndrome dos ovários policísticos não pode ser evitada. Mas diagnóstico e tratamento precoce ajudam a diminuir os efeitos do excesso do hormônio masculino no organismo, infertilidade, câncer de endométrio, obesidade, diabetes e o desenvolvimento de doenças cardíacas.

Especialista em Ovários Policísticos

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a síndrome dos ovários policísticos, conheça o Dr. Fernando Guastella e, se precisar, agende uma consulta.

Referências bibliográficas

  1. Recomendações FEBRASGO;
  2. Recomendações da diretriz internacional baseada em evidências para a avaliação e tratamento da síndrome dos ovários policísticos. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30033227/;
  3. Alimentação e atividade física em mulheres com síndrome do ovário policístico de acordo com a nova diretriz internacional baseada em evidências. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31717369/;
  4. Associação de metformina com resultados de gravidez em mulheres com síndrome do ovário policístico submetidas a fertilização in vitro: uma revisão sistemática e meta-análise. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32744629/;

Sites em inglês sobre ovário policístico

Mayoclinic;

Womenshealth;

Endocrineweb.

Saiba Mais

Ginecologia:

Especialista em endometriose 

Tratamento para mioma uterino

Adenomiose

Endometriose no ovário 

Endometriose no ligamento uterossacro

Endometriose no intestino

Endometriose umbilical

Endometriose na bexiga

Endometriose na adolescência

Dor no coccix pode ser endometriose

Alimentação e Endometriose

Endometriose‌ ‌no‌ ‌diafragma

Ginecologista Especialista em Adenomiose

Ginecologista Especialista em Mioma

Ovários‌ ‌policísticos

Endometrioma

Endometriose no nervo ciático

Cirurgia de endometriose

Tudo sobre endometriose na cicatriz da cesárea

Corrimento

 Laser

Carboidratos

Fibras

Gorduras

Pompoarismo

Vaginismo

Coronavírus e gravidez

Teratoma no ovário

Histerectomia

Histerectomia Robótica

Intestino preso após cirurgia

Pílula anticoncepcional

efeitos da pílula anticoncepcional

Lubrificação da vagina

DIU de cobre

Terapia de reposição hormonal

Pólipo Endometrial

Miomectomia: tipos de cirurgia e recuperação

Radiofrequência para tratamento dos miomas

Mioma, mioma atípico e sarcoma uterino

HPV

Prolapso dos órgãos pélvicos

Prolapso Uterino

Histerectomia Robótica

Espessamento endometrial

histerossonossalpingografia (HyCoSy)

Sangramento na menopausa

Histeroscopia diagnóstica e cirúrgica

Especialista em vaginismo

Miomectomia robótica

Embolização de Miomas

Comparação entre radiofrequência e embolização de miomas

Especialista em Incontinência Urinária Feminina

Câncer ginecológico e Câncer intestinal

Melhores tratamentos para incontinência urinária

Especialista em Incontinência Urinária Feminina

Pólipos endometriais: como deve ser o tratamento

Como fazer o pompoarismo corretamente

Orgasmo feminino

Ultrassom: tireoidemamasabdomecarótidas.

 
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on whatsapp

Cuide-se.
Tire todas as
suas dúvidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *