fbpx

Especialista em Incontinência Urinária Feminina

Especialista em incontinência urinária

Este texto explica as causas de incontinência urinária feminina e os principais tratamentos que devem ser realizados. O especialista em incontinência urinária feminina deve trabalhar em equipe e discutir todas as alternativas disponíveis para o tratamento.

O que é incontinência urinária?

A incontinência urinária feminina é um problema frequente e muitas mulheres não buscam ajuda, por vergonha ou por falta de conhecimento sobre como os tratamentos podem ser efetivos.

 

Muitas mulheres deixam de realizar atividades por conta da incontinência, prejudicando o bem-estar emocional, psicológico e social.

 

É importante destacar que a incontinência urinária pode ser tratada com sucesso, na grande maioria das vezes, desde que realizada por profissional especialista, incluído o médico e a fisioterapeuta.

Causas de incontinência urinária

As principais causas da incontinência urinária são:

  • Lesão dos músculos e fáscias do assoalho pélvico devido a gestações;
  • Diminuição do colágeno com o envelhecimento, principalmente na menopausa.
  • Contrações involuntárias do músculo da bexiga (hiperatividade do músculo detrusor);
  • Enfraquecimento dos músculos do assoalho pélvico;
  • Prolapso dos órgãos pélvicos, incluindo a bexiga caída (cistocele);
  • Lesões do esfíncter da uretra;
  • Distúrbios neurológicos.

Diagnóstico da incontinência urinária

O diagnóstico deve ser realizado com a história clínica, exame físico detalhado incluindo a avaliação do POP-Q e com exames subsidiários que determinam a causa.

 

Os melhores exames são o estudo urodinâmico e a avaliação do assoalho pélvico com a ultrassonografia 3D.

Tratamento

O tratamento deve ser realizado por profissional especialista em incontinência urinária e individualizado de acordo com a causa.

 

Quando a etiologia é fraqueza da musculatura, hipermobilidade e diminuição do colágeno, os melhores tratamentos são conservadores e devem ser realizados sempre que possível em conjunto, dentre eles, é possível destacar:

  • Fisioterapia pélvica com fisioterapeuta especialista em incontinência urinária;
  • Exercícios de pompoarismo;
  • Reposição hormonal;
  • Aplicação de laser ou radiofrequência vaginal;

Quando os tratamentos conservadores não são suficientemente efetivos ou quando a incontinência urinária é muito grande, as cirurgias são indicadas.

 

As principais cirurgias indicadas para a o tratamento da incontinência urinária são:

  • Cirurgia de Burch;
  • Cirurgias com faixas (sling).

Cirurgia de Burch para incontinência urinária

A cirurgia de Burch pode ser realizada com um corte semelhante ao da cesárea, ou de forma minimamente invasiva com cirurgia robótica ou laparoscopia.

Sling para tratamento de incontinência urinária

Existem duas principais técnicas que utilizam faixas sintéticas para o tratamento da incontinência urinária. A técnica retropúbica e a técnica trans-obturatória.

Tratamento farmacológico

Quando a causa da incontinência urinária á a contração involuntária do músculo da bexiga, chamada de hiperatividade do detrusor, as cirurgias são contraindicadas e podem inclusive piorar a incontinência urinária.

Nesta situação o tratamento farmacológico é indicado para o tratamento da incontinência urinária, com melhora significativa do quadro clínico na maioria das mulheres.

 

Especialista em Incontinência urinária

 

Dr. Fernando Guastella é ginecologista e especialista em todas as técnicas para o tratamento da incontinência urinária, incluindo o uso dos Sligs e as cirurgias minimamente invasivas por laparoscopia e cirurgia robótica.

Trabalha em conjunto com a Dra. Flávia, especialista em fisioterapia pélvica.

 

Especialista em Fisioterapia pelvica

 

Agora que você já sabe um pouco mais sobre incontinência urinária, agende uma consulta com o Dr. Fernando Guastella.

Saiba Mais

Ginecologia:

Especialista em endometrioseTratamento para mioma uterinoAdenomioseEndometriose no ovárioEndometriose no ligamento uterossacroEndometriose no intestinoEndometriose umbilicalEndometriose na bexigaEndometriose na adolescênciaDor no coccix pode ser endometrioseAlimentação e EndometrioseEndometriose‌ ‌no‌ ‌diafragmaGinecologista Especialista em AdenomioseGinecologista Especialista em MiomaOvários‌ ‌policísticosEndometriomaEndometriose no nervo ciáticoCirurgia de endometrioseTudo sobre endometriose na cicatriz da cesáreaCorrimentoLaserCarboidratosFibrasGordurasPompoarismoVaginismo

Coronavírus e gravidezTeratoma no ovárioHisterectomiaHisterectomia RobóticaIntestino preso após cirurgiaPílula anticoncepcional

efeitos da pílula anticoncepcionalLubrificação da vaginaDIU de cobreTerapia de reposição hormonalPólipo EndometrialMiomectomia: tipos de cirurgia e recuperaçãoRadiofrequência para tratamento dos miomasMioma, mioma atípico e sarcoma uterinoHPVProlapso dos órgãos pélvicosProlapso UterinoHisterectomia RobóticaEspessamento endometrialhisterossonossalpingografia (HyCoSy)Sangramento na menopausaHisteroscopia diagnóstica e cirúrgicaEspecialista em vaginismoMiomectomia robóticaEmbolização de MiomasComparação entre radiofrequência e embolização de miomasEspecialista em Incontinência Urinária FemininaCâncer ginecológico e Câncer intestinalMelhores tratamentos para incontinência urináriaEspecialista em Incontinência Urinária FemininaPólipos endometriais: como deve ser o tratamentoComo fazer o pompoarismo corretamenteOrgasmo feminino.


Ultrassom: tireoidemamasabdomecarótidas.